Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Queres correr e não sabes como começar? Tenho 10 conselhos para ti.

São alguns aspectos que podem parecer irrelevantes, mas que não devem ser ignorados. Vou colocar os pontos que para mim são essenciais para quem tem muita vontade de começar a correr sem se lesionar (de preferência).
Vê também: É Isto que eu Faço Antes de Ir Correr

1. AVALIAÇÃO MÉDICA

Eu diria que este é o primeiro ponto a ter em conta, uma vez que nem todos podemos correr (devido a dezenas de motivos). Por isso é importante ter a opinião de algum médico para saber se podemos ou não começar a correr.

2. COMEÇA “DESPACITO”

Antes de começar a correr como um profissional, começa devagarinho. O ideal mesmo é começar com as caminhadas a ritmo rápido e passado duas semanas começar a intercalar a corrida com as caminhadas. O meu conselho é correr durante um minuto ao ritmo que pudermos e um minuto a ritmo mais lento, para que o corpo se vá habituando. Voltamos a correr durante um minuto ao ritmo que conseguirmos (sem forçar muito o corpo), e a caminhar durante mais um minuto a ritmo mais lento.  Passado duas ou três semanas com esse treino, podes começar a correr sempre respeitando o teu corpo (reduzir a velocidade se necessitas).

3. BOM EQUIPAMENTO

Umas sapatilhas adequadas são um dos factores chave para que a corrida tenha mais rendimento e seja mais “segura”. Neste post podes ver detalhadamente que tipo de características é que o calçado deve ter para ser o mais adequado para fazer essa actividade física. Mas basicamente devem conjugar três factores: um bom sistema de amortecimento, que proporcione conforto e que se ajuste ao teu pé, evitando assim lesões nas articulações.

img_3824
4. ROUPA CÓMODA

Pode parecer que não, mas uma roupa cómoda e leve pode ser uma ajuda também. Encontrar roupas quase tão comodamente  como se fosses nua ou nú é o melhor. Assim não terás problemas de calor nem de frio. Ah, não escolhas roupas que sejam muito apertadas ou que tenham elásticos que te magoem.

5. FAZER SEMPRE O AQUECIMENTO E ALONGAMENTOS

Aquecer os músculos previamente é um dos aspectos mais recomendados, para prevenir lesões e para melhorar o rendimento durante a corrida. Vê aqui a importância de alongar depois do treino.

6. POSTURA

Não deves colocar as costas totalmente rectas uma vez que o impacto que damos quando corremos pode ser prejudicial para a coluna e os joelhos. Por isso, deves inclinar-te ligeiramente para a frente, sem inclinar demasiado as costas.

7. INTERCALAR TREINOS OUTDOOR COM TREINOS NA PASSADEIRA

Embora prefira mesmo treinar em outdoor, ás vezes há treinos indoor que sabem mesmo bem. Pela minha experiência, correr na passadeira é uma óptima ideia para quem está a começar no mundo do running! Podes controlar a velocidade, o ritmo e não mudá-lo durante o treino, podes corrigir a tua posição corporal e é uma óptima opção para os dias que chove e morres de vontade de ir correr! Parecendo que não, na passadeira parece que algo “te obriga” a continuar.

8. NÃO CORRER TODOS OS DIAS

O corpo precisa de descansar e os joelhos também. São uma das zonas do nosso corpo que mais sofrem quando corremos. O ideal seria mesmo correr três vezes por semana e nos outros dias fazer natação, treinos de superiores, treino de musculação, treino abdominal e de core, cycling… E descansar nos dias que o corpo pede, claro! (ás vezes ele quer descansar quando nós não queremos, mas devemos respeitá-lo)

14002475_10154525139534374_612175898_o
9. INSPIRAR PELO NARIZ E EXPIRAR PELA BOCA

A forma como respiramos é determinante para correr. Inspira pelo nariz e expira pela boca. Vais ver que quando controlares bem a respiração vais poder começar a dar ainda mais velocidade às tuas corridas porque não te sentirás fatigado.
Vê também: Top 3 De Exercícios Pós-Running (vídeo)

10. PLANIFICA UM OBJECTIVO

Para aqueles que são mais preguiçosos e que não gostam de ir treinar só porque sim, uma ideia é planificar uma ida a uma meia-maratona, ou correr nalguma prova nacional. São formas de nos focarmos e que nos “obrigam” a ir treinar.

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach