Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

4 Ideias de Jantares rápidos e saudáveis

A falta de tempo diária que muitas pessoas têm, nem sempre lhes permite planificar com antecedência as refeições, como o jantar, principalmente. Mesmo assim, existem sempre opções rápidas e saudáveis que podemos elaborar sem ter demasiado trabalho. Todas as receitas que aqui apresento são com ingredientes comuns, que por norma estão nos nossos frigoríficos e que não requerem muita planificação nem preparação prévia.

1. Omelete recheada (de queijo light, ou de atum, ou mesmo de carne…) com brócolos e cenoura

Quem é que não tem sempre ovos no frigorífico? E alguns legumes para acompanhar? Para aqueles que sabem que não têm tempo, os legumes congelados são sempre uma boa escolha, porque sabem que estão ali prontos a usar em qualquer apuro. E assim não corremos o risco de ligar à pizzahut “porque não tinhamos nada em casa”.

2. Carne de perú recheada de pimentinhos e queijo parmesão

Quem diz carne de perú diz carne de frango 🙂 Se tivermos um ou dois pimentinhos no frigorífico, damos um toque que fica logo especial… E se adicionarmos especiarias por cima, melhor ainda!

Como fazer?

1. Coloquei salsa, pimenta preta e uma pitada de sal para temperar a carne.
2. Depois cortei pimentos em fatias fininhas e coloquei por cima da carne.
3. Ralei queijo parmesão por cima das fatias dos pimentos.
4. Enrolei os bifes de carne e espetei um palito para que fossem ao forno sem se desmanchar.
5. Finalmente ralei mais queijinho por cima da carne e coloquei no forno durante 25 minutos a 180 graus.
Acompanhei com bróculos, 2 batatas roxas pequeninas e 1 rodela de batata doce (guardei a parte que sobrou para outra receita)

3. Mix de Hortaliças com Atum e Camarões

Outra vez, quem é que não tem uma lata de atum sempre à mão em casa? É tão prático e tão saboroso para fazer quando chegamos a casa, ou mesmo para levar na marmita para o trabalho!
Que tem este prato?
Ervilhas
Courgette
Pimento ? e pimento verde
Cenouras ? 
Cogumelos
Atum
Camarõezinhos ?
Coloquei um fio de azeite e muito pouquinha água numa frigideira. Temperei com pimenta preta, oregãos, salsa e piri-piri ?? Usem e abusem deles! 5-6 minutos e está pronto! Um jantar delicioso!

4. Pescada/salmão/bacalhau grelhada(o) com feijão verde

A pescada, o salmão ou o bacalhau são opções saudáveis que podemos ter preparadas no nosso congelador. Se não houver muito tempo para grelhar, colocamos um fio de azeite numa frigideira (atenção! um fio, não é uma banheira!), e deixamos que o peixe se faça. Enquanto isso podemos sempre cozer feijão verde, e se tivermos muita fome, duas batatas, ou uma batata e um ovo cozido, por exemplo.

 

Além disso existem sempre as sopas!

Sopa de Ervilhas e Brócolos

Sopa de Cenoura

A sério? Vais-me dizer que as opções são poucas?

Não é preciso ter o frigorífico cheio de alimentos que provavelmente iremos estragar. Muitas vezes, no momento de planificar as refeições é mais importante dar uso ao que temos em casa e só depois, no fim de esvaziar todos os armários, irmos ao supermercado comprar mais alimentos. Esta é não só, uma dica para tentar comer de forma mais saudável como também, de poupar dinheiro.
Ver também: Mais receitas de sopas

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach