Ho Chi Minh: uma cidade moderna, caótica, mas sem tanto encanto e autenticidade para mim como a capital deste país: Hanói. É uma cidade onde o capitalismo já é mais visível, uma cidade que me pareceu pouco habitável e mais capitalista. Parece outro país (comparando com Hanói). Trânsito igualmente caótico com a diferença de que ás vezes páram nas passadeiras (andam com a mota pelos passeios), arranha-céus, empresas famosas de fast-food…
Mas também houve coisas que gostei muito de ver nesta cidade!




E que coisas são essas?
1. O Museu da Guerra do Vietname (um must do, sem dúvida!)
Além de ser uma forma de conheceres a história guerra dos EUA com o Vietname, esta visita propõe-te outro tipo de sensações e experiências inesperadas, como por exemplo, entrar nas antigas prisões dos opositores dos EUA (esta é só uma parte, e não quero desvendar mais). Foi a experiência mais sensível, aterradora e humana que vivi num museu até hoje. Foi também o primeiro que me fez chorar.
2. A Pagoda Emperor de Jade
Foi a pagoda que mais gostei de visitar. Talvez por estar mesmo no meio da rua, por ter um ambiente mais desalinhado e talvez mais transitado. Esta pagoda é um local de adoração para taoistas e budistas.
3. Delta do Mekong
Esta não devia de valer porque, na verdade, está nos arredores da cidade. Mas foi por ter estado na cidade que pude visitar a região do delta do Mekong que é muito importante para a Ásia já desde a pré-história. Mas isto já é para ler neste artigo.

Lê mais HANÓI: UM CAOS TRANQUILO (VÊ TUDO O QUE VISITEI NUM DIA!)