Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Um Entorno Selvagem e Protegido que Alberga a Melhor Praia do Mundo

As Ilhas Cíes são uma das muitas relíquias que a Galiza nos reserva. Situado na ria de Vigo, este arquipélago tem no seu conjunto 3 ilhas: Monte Agudo, O Faro e San Martiño, mas só duas primeiras têm acesso em transporte público.
Um entorno selvagem protegido para albergar a melhor praia do mundo. As fotos falam por si. No entanto, também quis escrever algumas curiosidades sobre este lugar impressionante no meio do Atlântico. Aqui não há carros, hotéis, nem confusão.
Ferry Cíes | Doramatos.com
Os Romanos chamaram-lhes as ilhas dos Deuses. Não é para admirar. Esta relíquia dos galegos conta com praias espectaculares de águas cristalinas onde a calma e o respeito pela natureza são as palavras de ordem. Aqui está a “melhor praia do mundo” (título atribuído pelo jornal The Guardian), mais concretamente a Praia de Rodas, que é a primeira que se vê quando se chega à ilha de Montea Agudo de ferry, mesmo ao lado do porto.
Estas ilhas estão protegidas devido ao interesse paisagístico, geológico, devido ao seu ecossistema e à singularidade da fauna e da flora. Nas Ilhas Cíes a fauna é idêntica à que temos em Portugal na zona litoral, aves rapinas, pombas ou pássaros carpinteiros. Quanto à flora, nestes últimos anos (antes da sua protecção como Parque Nacional) o bosque sofreu a extinção de espécies autóctonas como a figueira, por exemplo, por se terem plantado pinheiros e eucaliptos na ilha que ocupam quase 1/4 da superfície do parque nacional das ilhas atlânticas.

Ilhas Cíes | Doramatos.comIlha de San Martiño

Nestas ilhas a única forma de pernoitar é acampando. Não há hotéis (e ainda bem!). É uma experiência ideal para quem gosta do contacto directo com a natureza. O acesso à ilha é limitado a 2200 pessoas por dia. Por isso no verão, mais concretamente nos meses de Julho e Agosto, se quiseres acampar, deves reservar com bastante antecedência uma vez que o número de tendas é limitado e igualmente solicitado.

As ilhas que têm acesso por transporte público são a Ilha de Monte Agudo e a do Faro. À ilha de San Martiño a única forma de chegar é de barco privado.
Uma sugestão é percorrer toda a ilha de Monte Agudo a pé e subir até aos pontos mais altos como o Alto do Príncipe onde se pode apreciar a ilha do lado da Ría de Vigo e do lado do Atlântico. Um autêntico suspiro da natureza selvagem. Também há a possibilidade de fazer rotas a pé até ao Farol das Cíes, ao Farol do Peito ou até ao Farol da Porta onde podes admirar as três ilhas deste Arquipélago.

Ilhas Cíes | Doramatos.com Ilhas Cíes | Doramatos.comIlhas Cíes | Doramatos.com Ilhas Cíes | Doramatos.com

Na Ilha de Monte Agudo, que é a ilha principal, onde está o camping, vais encontrar um café, restaurante, um supermercado (bastante caro) e casas de banho onde tens de pagar pela água quente. Como dizia antes, não há caixotes do lixo, por isso deves levar os teus próprios sacos de plástico sabendo que depois vais ter de os carregar de volta. A mim, pessoalmente, esta medida fez-me ter mais noção do lixo que gero num só dia. No meu ponto de vista é algo positivo para a natureza e para a preservação deste parque.
Para chegar até a estas ilhas podes apanhar um ferry desde Vigo, Cangas ou Baiona.

Ilhas Cíes | Doramatos.com
Ilhas Cíes | Doramatos.com Ilhas Cíes | Doramatos.comIlhas Cíes | Doramatos.comÉ sem dúvida um dos sítios que mais recomendo para passar uns dias a relaxar sempre e com a brisa do mar em primeiro plano. Nas noites quentes, coisa que cheguei a fazer, o calor era tanto na tenda e o chão tão desconfortável que tive de mudar “a minha cama” para a praia.

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach