Espremer as laranjas já é um ritual matinal que tento que não falte no meu dia-a-dia. Além de que sabe super bem beber um suminho de laranja ao levantar, esta fruta contém uma vitamina muito importante para o correcto funcionamento do corpo humano.
Há uma data de alimentos que contêm esta vitamina, como os tomates, o melão, ou os bróculos (etc), mas o nosso corpo não é capaz de produzir esta vitamina por si próprio, por isso é recomendável que a consumamos a miúdo.
Já cheguei a estar alguns dias sem consumir vitamina C, num clima muito mais seco e frio do que o de Portugal, por exemplo, e foi uma má experiência. Aconselho-vos a não fazer o mesmo. Principalmente quando visitarem sítios com climas mais extremos devem reforçar o consumo desta vitamina. E isso nota-se, sobretudo na pele!
PORQUE É IMPORTANTE A VITAMINA C, ENTÃO?
Há muita gente que conheço em Portugal que não tem o hábito de beber sumo de cítricos ao pequeno-almoço. Eu também não o tinha, até há uns anos.
Ajudam a bloquear a produção de radicais livres. O que é isto? Depois das minhas pesquisas, são moléculas instáveis que o nosso organismo libera e em mais quantidade quando fumas, comes fritos regularmente ou mesmo quando te excedes no exercício físico.
Para dificultar a produção dessas substâncias o nosso organismo produz enzimas que ajudam a lutar contra os radicais livres, mas estes vão diminuindo com o passar dos anos, e por isso os ditos “radicais livres” aumentam. Mas a vitamina C pode retardar esse procedimento.
Se fizeres exercício físico esta vitamina é também importantíssima para reactivar as moléculas de oxigénio que podem ser geradas durante o metabolismo normal.
O morango é outro alimento que, se calhar, alguns não sabiam que contém vitamina C, além de E, A, B5 e B6.
Hoje fiz um suminho repleto de vitamina C (em vez de meia laranja pus uma laranja e em vez de três morangos pus cinco). E este foi o resultado: