Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O que acontece ao nosso corpo se deixarmos de comer?

Lembras-te do boom das dietas loucas? Que tanto se vendiam por aí (que ainda se continuam a ver na internet e em alguns canais de TV)? Dietas onde deixar de comer para emagrecer era o ponto principal? Fora de questão! Ao contrário do que ainda muita gente pensa, o nosso corpo não reage nada bem a isso e até nos pode trazer consequências muito graves. Porquê?


Durante as primeiras 6 horas não acontece nada de especial. A partir daí o corpo vai aproveitar as próprias reservas de glicogénio – uma molécula que se decompõe para nos dar energia necessária que nos permite que nos movamos correctamente). 
 

O QUE ACONTECE DEPOIS?

Depois as energias vão-se esgotando. Começamos a ficar mal-humorados e fracos. Quem nunca se sentiu assim? Eu sinto-me muitas vezes mal-humorada depois de estar horas sem comer – não é nada habitual ficar sem comer, mas já aconteceu durante viagens, por exemplo). Desta forma o corpo entra num estado que se chama “cetose”, que vai fazer com que as gorduras corporais se transformem em ácidos graxos (e procurar essa energia que não fornecemos ao não comer).

A fonte deixa de vir dos glícidos e carbohidratos (da comida que deveríamos ter ingerido) e o corpo passa a exigir a própria graxa armazenada no corpo (que é o que nos permite estar vivos).
Esta energia funciona por um curto espaço de tempo, mas sem a glicose (um dos carbohidratos mais importantes que funciona como um regulador de energia) o cérebro “funciona” apenas a 75% da sua capacidade. Mas espera, porque ainda não acabou!
 

Depois de 72 horas sem comer, o cérebro vai deteriorar as proteínas do músculo em glicose, ou seja, é como se o corpo sem alimento se comesse a si próprio, o que faz com que as defesas baixem a pique e que o corpo fique vulnerável a infecções e doenças.
 

Portanto, para quem ainda acha que deixar de comer é a solução para emagrecer ou estar em forma, ainda acredita na eficácia desta hipótese?


img_3403

ALGUMAS DICAS PARA EMAGRECER DE FORMA SAUDÁVEL:
  1. Faz refeições moderadas tendo sempre em conta a presença de carbohidratos, pelo menos em duas refeições do dia (recomendo pequeno-almoço e almoço);
  2. Faz exercício físico;
  3. Bebe muita água (nunca com o objectivo de substituir a comida por água, mas como um complemento essencial ao corpo humano);
  4. Come fruta (Atenção que os sumos não substituem o consumo de fruta. A fruta em si tem muito mais fibra, por conseguinte, mais benefícios para o corpo.).
  5. Experimena novos alimentos como por exemplo hidratos de carbono de lenta absorção e aproveita as descobertas que se têm feito nos últimos tempos sobre os superalimentos e adopta-os ao teu quotidiano. Podes ver aqui algumas receitas 

Há que ter em conta que estas dicas são gerais e que cada caso é um caso. Primeiro que tudo, recomendo que antes de iniciares qualquer estilo de vida diferente, visita um especialista na área que saberá como indicar-te o melhor plano alimentar e a melhor dieta de acordo com o teu caso concreto.


Achei interessante partilhar esta informação num momento em que vivemos rodeados de publicidade enganosa e artigos publicitários que nos levam a pensar que é a não comer ou a substituir a comida sólida pelos líquidos que vamos #emagrecer.  O nosso corpo é exigente e os resultados por vezes lentos, mas rapidamente nos vai dando sinais de que é obediente e de que vale a pena cuidá-lo.

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach