Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os melhores alimentos para a recuperação muscular

Após um treino intensivo o corpo necessita de reconstruir as reservas de glicogénio e reparar e regenerar as proteínas musculares. Comer os alimentos com os nutrientes certos logos após o exercício físico pode ajudar o organismo a recuperar de uma forma adequada e maximizar os benefícios provenientes do treino. De uma forma simples, é importante ingerirmos hidratos de carbono e proteínas. São fontes interessantes do ponto de vista nutricional os hidratos de carbono, como por exemplo, batata doce, massa e arroz, fruta ou aveia.

O leite com chocolate magro pode ser uma opção interessante após um treino mais intenso por possuir um maior teor de açúcares do que o leite simples, por conter proteína, e ainda pelo teor de água. Os vegetais crucíferos e de folha verde escura também são importantes na recuperação de um treino mais intensivo por serem ricos em substâncias que ajudam a reduzir o cortisol e os radicais livres, que são responsáveis por retardar a recuperação muscular. Os vegetais, além de ajudarem na recuperação muscular, são ricos em potássio que está relacionado com as contrações e relaxamento muscular.

Quando falamos de proteínas, as de origem animal são consideradas as melhores para potenciar a síntese muscular. No caso dos peixes, os peixes-gordos são importantes para a recuperação muscular por possuírem propriedades anti-inflamatórias.


Os ovos por serem uma excelente fonte de proteína e estimularem a síntese proteica, são alimentos igualmente interessantes. Um alimento rico em proteína de soro de leite e de rápida absorção é o requeijão, uma boa opção para pós-treino intensivo.

É importante referir que é necessário beber muita água antes e depois do treino.

Durante um treino perdemos água e eletrólitos e restabelecer ajuda na recuperação. Estar adequadamente hidratado garante um ambiente interno ideal para o organismo maximizar os resultados de um treino.



 
Este artigo foi redigido pela nutricionista Joana Velez, especialista em nutrição desportiva: 3343N

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach