Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Arroz Basmati, o princípe dos arrozes (com receita)

Cultivado nos arredores das cordilheiras dos Himalaias, este é considerado “o príncipe dos arrozes”. Do ponto de vista nutricional não há dúvidas que o Basmati se destaca por ser uma das variedades de arroz que maior nutrientes oferece. Cultiva-se na Índia e no Paquistão e é considerado um arroz branco de grão largo e muito mais baixo em amido do que outras variedades.

O ARROZ BASMATI…

Possui o nível mais alto de nutrientes de todos os arrozes.  Não contém gorduras, colesterol, sódio nem glúten, por isso é muito recomendado para celíacos. Contém uma grande quantidade de hidratos de carbono complexos, isto é, que dão energia de maneira progressiva e não rapidamente como acontece com os hidratos de carbono simples.
100 gramas de Basmati fornecem 45 gramas de carbohidratos. 100 gramas de arroz fornecem 100% da dose diária recomendada de proteína. Além disso reinam as vitaminas B, como B1, B3 y B6; bem como B2, B5, B8 e B9, vitamina E, que funciona como um antioxidante e vitamina K, para a coagulação do sangue.
É um arroz muito aromático e destaca-se facilmente do arroz a que estamos habituados. Combina com a maior parte dos pratos do Médio Oriente, sendo que se complementa melhor com uma variedade de frutos secos, vegetais, ervas e espécies. 
 

ARROZ BASMATI OU INTEGRAL?

Apesar do arroz integral possuir mais nutrientes do que o branco, também contém ácido fítico (que é um anti-nutriente que impede a absorção de minerais) e anti-nutrientes que nos dificultam a digestão. Para consumir o arroz integral devemos de deixá-lo a remolho, o que também não reduz muito esse ácido.

O arroz Basmati é mais nutritivo, contém menos amido e menor índice glicémico do que o arroz branco normal.

Confesso que eu desconhecia este factor diferenciador do arroz integral e branco, mas de facto é bom pensar que nem tudo o que nos vendem como “mais saudável” o pode ser, na realidade. Todos os corpos são diferentes e na minha opinião, todos deveríamos estar constantemente a provar novos alimentos, a testar coisas diferentes e a informarmo-nos dos nutrientes que contêm na realidade e de como poderão interferir no nosso organismo.

AGORA A RECEITA:

  • Menos um copo de água cheio com arroz basmati
  • Meia Courgette
  • 200g de Cogumelos
  • 1 Cenoura
  • Meio aipo
  • Ervilhas a gosto
  • Perú (opcional)

Arroz Basmati | Doramatos.com

Primeiro colocamos um fio de azeite virgem na frigideira e cortamos a courgette, a cenoura, o aipo, os cogumelos e as ervilhas. Quando o azeite já estiver quente colocamos todos estes ingredientes dentro da frigideira e remexemos. Vamos controlando para ver se necessita de mais azeite ou não. Preparamos um tacho e colocamos de novo um fio de azeite virgem (quem quiser coloca cebola, para refogar). Posteriormente colocamos o arroz e remexemos com a cebola. Vamos colocando água e controlando. Em 15 minutos, a fogo lento, o arroz estará pronto. No fim, mistura-se tudo e está pronto para ser servido.

Leave a comment

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach