Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

As dietas não funcionam

Algumas pessoas insistem em não ter uma relação saudável com a comida, em pesar o que comem ou mesmo em evitar uma série de alimentos, enquanto outras são mais relaxadas em relação à comida. Uns consideram-se saudáveis comendo alimentos de origem animal, ou glúren, enquanto outros preferem ser vegetarianos ou veganos.

Há correcto ou errado?

Obviamente que não. O que é certo é que quanto mais estrictas são as dietas, mais vendem. Contraproducente ou não, é verdade.

Os seres humanos, como todas as espécies, sabem que o que comem muda tudo. A alimentação tem um papel importantíssimo na nossa vida. Com o tempo, as pessoas experimentam, cometem erros e, lentamente, começam a perceber que as dietas realmente não funcionam. Já te aconteceu?

Pensa comigo: Se não podes dizer às pessoas que tipo de relacionamentos devem ou que tipo de filmes e música é que elas vão gostar… porque achas que deveria ser aceitável dizer às pessoas que tipo de comida elas devem comer? Dito desta forma, não te parece estranho? É que realmente é. Elas têm de descobrir isso por si próprias.

A comida deve ser sobre o indivíduo, não sobre a teoria.

A comida de uma pessoa pode o veneno de outra. E é muito importante que tu que estás aí desse lado a ler este post entendas isto. 

Quando tu queres determinar o que comer, realmente precisas de te fazer várias perguntas: quem és, de onde vens, o que pretendes, e sobretudo o que estás a fazer de certo e errado e que poderias vir a fazer para te sentires melhor contigo e para atingires os teus objectivos. Temos de analisar aspectos como:

Género

Os homens e as mulheres comem de maneira diferente. O que funciona para as mulheres pode ou não funcionar para homens. As pessoas podem ficar doentes se forem forçadas a fazer certas escolhas alimentares.

Idade

Comemos de maneira muito diferente em diferentes idades. Pensa na energia que tu vais precisar durante os teus dias e no futuro, para atingir as tuas metas de forma mais saudável.

Cultura

Todos temos uma predisposição genética para comer os alimentos que nos são mais familiares: os que os pais cozinharam quando eramos umas crianças, por exemplo.
Quais são seus alimentos favoritos? Que alimentos alimentam o teu corpo e alma?

Cravings

Deves entender como desconstruir os desejos por comida/açúcar. No “Guia Completo do Açúcar: Da teoria à prática“, ensino-te a evitar o açúcar, a compreender porque te vicia e a cozinhar com os melhores açúcares!

 

Quando te concentras só num objectivo (p.exemplo, emagrecer) e não complementas com a parte mental… voltas a recorrer aos métodos anteriores. 

Assessoramento Personalizado

Vou-te ajudar a perceber as tuas principais dificuldades e desenvolver mecanismos de acção para uma vida mais energética e motivada! Nas minhas sessões vou-te oferecer estratégias e ferramentas para aplicares no teu dia-a dia para conseguires hábitos mais equilibrados e um estilo de vida mais saudável. Entra em contacto comigo para saber que plano faz mais sentido para ti.

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach