Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Barras de Cereais: Um snack saudável?

Este era um dos temas que me suscitava muita curiosidade e interesse, por isso falei com a nutricionista Diana Ferreira para me explicar se as barras energéticas são na realidade saudáveis. Este é o seu testemunho.


As barras de cereais são muito utilizadas no quotidiano da população em geral e as razões do consumo excessivo das mesmas têm por base a ausência e indisponibilidade para cozinhar/ preparar snacks e refeições intermédias, ausência de imaginação, indecisão constante do que será saudável (Sim! Infelizmente, somos diariamente bombardeados com tanta informação que é mesmo difícil perceber o que é o mais correto) e, ainda, a constante vontade do consumo de um pequeno doce!

A variedade de barras que observamos no nosso mercado é imensa e é importante sabermos distingui-las! Tipos de barras que são comumente utilizadas: Convencionais; Light; Proteicas; De sementes.

O QUE É IMPORTANTE ANALISAR?
  • Lista de ingredientes: As quantidades apresentam-se sempre por ordem decrescente! Assim, quando o açúcar ou óleos aparecem em primeiro lugar devemos recusar logo à partida!

Atenção ao aporte de químicos (conservantes, aromatizantes, E’s, entre outros) que verificam! Quanto mais natural for a barra, melhor será!

  • Tabela Nutricional: Aqui é possível perceber as calorias e as quantidades de proteínas, hidratos de carbono e gorduras que a barra possui! O mais importante não é olhar para as calorias mas sim a composição e origem.. Se os hidratos de carbono que possui são maioritariamente açúcares.. Se as gorduras são saturadas ou trans.. Se possui muito sal.

Resumindo, olhe sempre para os valores de açúcares, gorduras saturadas e sal por 100 gr de produto e compare![blockquote align=”none” author=”Diana Ferreira, nutricionista”][/blockquote]
 

– BARRAS CONVENCIONAIS –

As barritas de cereais são as mais comuns em grandes superfícies comerciais e possuem o objetivo principal de substituir uma refeição intermédia de forma fácil! Infelizmente, são muitas vezes comercializadas como sendo uma opção saudável, mas vejamos como não são! São artificiais, ricas em químicos, açúcar representado nas suas variadíssimas formas (açúcar e todos os seus similares que terminam em –ose) e óleo!
 

Exemplo 1 – Barra de Cereal de Marca Chocapic:

Lista de ingredientes: FARINHA DE CEREAIS (27.7%), (TRIGO INTEGRAL, TRIGO, ARROZ INTEGRAL), xarope de glucose, óleo vegetal, chocolate em pó (10%), (açúcar e cacau em pó), LEITE CONDENSADO (8.8%), (LEITE E AÇÚCAR), LEITE EM PÓ MAGRO (8.4%), humidificantes (sorbitol e glicerol), xarope de açúcar invertido, açúcar, maltodextrina, dextrose, amido de milho, EMULSIONANTE (LECITINA DE GIRASSOL), sal, EXTRACTO DE MALTE DE CEVADA, antioxidantes (ascorbato de sódio e tocoferóis), aromatizantes (baunilha, vanilina, canela), cacau magro em pó, regulador de acidez (fosfato trissódico).


Será assim tão necessário 20 ingredientes para uma simples barra de 25 gr? Se verificarem, o açúcar ou as suas vertentes industrializadas aparecem diversas vezes na lista de ingredientes! Óleo vegetal – um óleo muito utilizado na indústria, completamente desnecessário! E ainda o aporte de químicos que possui…
Por 100 gr possui 27,7 gr de açúcar, se pensarmos bem, o equivalente a 5,54 pacotes de açúcar!

Exemplo 2 – Barra de Cereais Morango e Chocolate Branco de Marca Continente:


Esta barra é outro exemplo do aporte de açúcar em doses elevadas, sob as suas diversas formas. E, ainda, óleo de palma, representado duas vezes! Por 100 gr possui 4,2 gr de gordura saturada, um valor bastante elevado para um alimento que não era suporto ter uma gordura tão nociva e maioritariamente de origem animal (lacticínios e derivados)! 7 pacotes de açúcar por 100 gr e 8% do sal recomendado diariamente (A OMS recomenda no máximo 5gr de sal/dia)!

BARRAS CONVENCIONAIS – LIGHT

As barritas light devem possuir pelo menos 30% de redução em açúcar, sal ou gordura! Assim, é necessário ter cuidado, pois nem sempre light significa um aporte reduzido de calorias… Ainda é necessário ter cuidado que muitas vezes estas barras possuem alguns químicos nocivos utilizados na substituição de ingredientes!

Lista de ingredientes: edulcorante: maltitol

Em primeiro lugar, é assustador a quantidade de ingredientes necessários para criar esta barra. De forma geral, a sua lista de ingredientes não é negativa, no entanto, é de realçar que possui como adoçante o maltitol, um adoçante químico que possui como efeitos secundários a diarreia, dores abdominais e gases.
Conselho? Opte por uma barra que contenha Stevia ou que contenha na sua lista “Adoçado com steviois” – Um adoçante natural extraído da planta Stevia!
 

– BARRAS PROTEICAS –

As barras proteicas são indicadas para indivíduos que praticam atividade física intensa com o objectivo de suprir perda de massa muscular durante o treino/prova, diminuição da fadiga muscular e aumento da mesma massa. Cada barra possui em média entre 10 a 40 gr de proteína.
O seu benefício tem por base a elevada biodisponibilidade da proteína (boa utilização pelo organismo)!


Lista de ingredientes: mistura de proteína do soro do leite e de proteína de soja(22,5%), xarope de glucose, cobertura negra (17%) (açúcar, óleo de palma, cacau em pó, emulgente: lecitina de soja, aroma: chocolate), oligofrutose, AMENDOINS(7%), humectante: glicerol, flocos de soja, óleo de palma, extrudido de cacau (farinha de trigo, farinha de arroz, cacau em pó), maltodextrina, passas (1,9%), cacau em pó (0,7%), emulgente: lecitina de soja, mono e diglicéridos de ácidos gordos, regulador de acidez: ácido láctico, sal, vitaminas (B1, B2, B6, B12, niacina, ácido pantoténico, ácido fólico, E, C), minerais (carbonato de cálcio, óxido de magnésio), aromas (AVELÃ, baunilha), conservante: ácido sórbico. Pode conter vestígios de frutos de casca rija, sésamo e sulfitos.
Esta barra possui algum teor de açúcar (19,9 gr/ 100 gr), no entanto, é um valor que é benéfico na prática desportiva para reposição de energia. Como pontos negativos saliento o facto da existência de alguns constituintes químicos, açúcar, e óleo! Como pontos positivos, o adequado aporte proteico, de vitaminas e minerais!

– BARRAS DE SEMENTES –
img_3605

As barritas de sementes possuem algumas opções como gergelim, quinoa, abóbora, linhaça, sésamo, chia! Assim, são ricas em ácidos gordos mono e poli-insaturados benéficos para a saúde! Regra geral, possuem ainda um bom aporte de vitaminas e minerais! Possuem um baixo valor calórico por barra pois tendem a ter um tamanho reduzido em comparação às outras barras comercializadas!


Em atenção? A adição de açúcares, gorduras e outros químicos menos saudáveis!
Lista de ingredientes: Pevides de Abóbora (65%), Xarope de Glucose, Açúcar.


Assim se deve fazer barras, três a quatro ingredientes é o suficiente! De negativo? O açúcar e xarope de glucose, que poderia ser substituído por mel ou outra opção vegetal! Determina que esta barra possua o equivalente a 5 pacotes de açúcar por 100 gr!

Para concluir:

Infelizmente, todas as opções comerciais de barritas possuem sempre na sua constituição alguns ingredientes nocivos, desde o açúcar, gorduras, óleos, estabilizantes, adoçantes, entre outros químicos!

DIANA FERREIRA, NUTRICIONISTA

Que recomendo?

Um olhar direto para a lista de ingredientes – escolher uma barra com uma lista de ingredientes menor, que conheça bem os ingredientes que nela estão incluídos, que não contenha várias vezes açúcar ou outro ingrediente que termine em –ose, óleos, químicos ou adoçantes artificiais como o aspartame e acessulfame K!


Deve sempre olhar para a tabela nutricional! Um valor muito reduzido de açúcar, gorduras saturadas e sal é sempre uma melhor opção! Compare entre as marcas que lhe apresentam! Se as calorias provirem de ingredientes naturais, será sempre uma melhor opção!
Algumas marcas que recomendo!

  • A sua! Nada como fazer as suas barritas de cereais integrais e sementes caseiras e reservar para várias vezes!

Ver também: BARRITAS ENERGÉTICAS DE FRUTOS VERMELHOS (SAUDÁVEIS E CASEIRAS!)

Leave a comment

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach