Em Portugal somos muito fãs de sopa. Ou pelo menos, temos uma cultura que nos convida bastante a isso. Eu declaro-me admiradora deste primeiro prato saudável, que me tira de tantos apuros…
Quantas vezes não me começa a dar a fome, e mesmo antes de começar a fazer o almoço ou o jantar, “enfio” uma pratada de sopa antes de cozinhar o segundo prato? Oh, oh! É certo. Aconchega-me o estômago, porque é do bem. E melhora-me o ânimo (porque quando começo a ficar com fome, há um certo mau humor que surge e não consigo disfarçar). Nada que não se resolva com um bom prato de sopa.
Aqui em Espanha, por exemplo, nos restaurantes ou cafés não é tão habitual haver sopa nas ementas. Também há sopas, claro, mas digamos que não se comem tão regularmente como em Portugal. Por isso, é muito comum fazê-la em casa.
Não vos vou “vender” a conversa de que simplesmente a sopa vai eliminar toxinas ou purificar de repente o nosso organismo depois de dias de excesso. Sim, ela ajuda nesse processo. E se for consumida regularmente, melhor ainda. Mas não se esqueçam que o que conta para que tudo funcione perfeitamente é um conjunto de coisas boas: boa alimentação (regular, não é só hoje e amanhã nada), exercício físico, muita hidratação e paz mental (of course).
E depois deste paleio, desvendo-vos o meu segredo:
A minha sopa favorita do momento: de ervilhas e bróculos!
INGREDIENTES
- 3 copos de água cheios de ervilhas (congeladas)
- 2 mão-cheias de bróculos (congelados)
- 1 Batata doce com pele (não tirem a pele, este é o segredo da sopa)
- 2 Batatas normais (podem substituir pela courgette)
- 2 Dentes de alho
- 5 cenouras
- Coentros a gosto
- Azeite virgem extra
MODO DE PREPARAÇÃO
- Primeiro que tudo deves lavar e descascar todos os ingredientes (descasca tudo menos a batata doce e os bróculos e ervilhas – lol).
- Depois coloca água na panela (deves colocar o equivalente a menos de meia panela) e deixa ferver.
- Coloca os ingredientes na panela. Depois de 20 minutos já estarão prontos a ser triturados.
- Coloca um fio de azeite e mais coentros (se assim desejares) só no final, quando o lume já estiver apagado e a sua sopa estiver a arrefecer.
Nota: pessoalmente eu prefiro colocar menos água no início. Se vir que depois está muito espessa, costumo adicionar-lhe água. Prefiro cometer o erro de que esteja demasiado grossa do que fique demasiado líquida 😉