Primeiro, deves perguntar-te:
-que tipo de pessoa és tu;
-de que modalidades gostas ou gostaste na tua infância;
-que modalidades já experimentaste nos últimos anos e quais gostarias de experimentar;
–em que fase estás actualmente (isto é, qual é a tua resistência física e preparação);
-és uma pessoa que gostava de treinar com acompanhamento? Aulas em grupo?
São 5 perguntas que te vão ajudar a perceber melhor como poderás começar!
No meu caso, sempre fui uma pessoa bastante activa. Na altura da Universidade e mesmo quando fui para Madrid, onde estudei, trabalhei e vivi durante um ano e meio, parei de fazer desporto. Andava muito, mas não praticava nenhuma modalidade.
Tinha um bom trabalho na minha área, estava a descobrir uma nova cidade, e sobretudo estava muito feliz. Mas começou a onda da crise, não me renovaram o contrato e deixei a capital espanhola. Foi então que aproveitei para “fugir” até França e começar o caminho de Santiago de bicicleta desde ali.
Cada dia dessa viagem fez-me perceber que queria aquela sensação de bem-estar que produz o exercício físico durante toda a minha vida.
Foram mais de 1000km de paisagens impressionantes e exercício físico diário que me fizeram valorizar e saber relativizar certas situações. Foi uma viagem que me fez reflectir muito, onde me desafiei a nível físico e onde atingi metas que desconhecia. É uma droga, mas que, – felizmente – se pode e deve consumir todos os dias!
Agora tenho mais consciência dos benefícios do desporto. Gosto mais de me ver ao espelho quando o faço, também sei que a minha cabeça funciona melhor (dentro do possível) e sinto-me mais forte nas tarefas do dia-a-dia. O corpo agradece.
COMO COMEÇAR?
Começa com algo que gostes e que te dê gozo. É uma maneira mais fácil de não ceder e de ser fiel à prática de exercício físico. Aconselho a procurares esse aliciante que não te fará recuar. Antes de correr é preciso andar e isto não serve só como metáfora; é literal: não é bom começar com exercícios muito fortes que podem causar lesões ou um esgotamento físico excessivo. Vê como ter uma vida mais activa.
-Analisa as perguntas que fiz no início;
-Analisa o teu estilo de vida;
-Agenda uma hora para começar;
-Planifica o teu dia incluíndo 45 min de desporto diário.
-Anota as sensações finais num bloco de notas.
Com planificação, mesmo quem vive na cidade pode tirar um ou dois dias durante a semana para fazer exercício ao ar livre. É óbvio que se preferires ir ao ginásio é ainda mais fácil. Só é preciso organização. Mesmo que não possas hoje porque tens um dia muito ocupado, amanhã fazes exercício redobrado.
Eu, pessoalmente, que sou freelancer, adoro treinar na natureza. É aquela altura especial do dia que tenho para me dedicar a mim. A persistência leva a resultados, coisa que por vezes se anseia rápido demais.
Por não conseguir esses resultados de forma imediata muitas pessoas perdem a esperança e a força por continuar a mover-se. Mas o processo é lento porque o corpo tem de se habituar, como eu costumo dizer às minhas clientes. Fica a saber mais detalhes sobre como te posso ajudar a fazer desporto e mudar de hábitos:
Qual é o teu objetivo?
Cada um treina de acordo com o objectivo que tem. Eu ensino-te a desenhar estratégias para conseguir os teus objetivos. Sou uma Health Coach a favor do equilíbrio, que acredita no movimento como meio de cura. Ensino-te a desenhar as estratégias para atingires os teus objetivos e a aproveitar os teus sistemas de apoio. Fala comigo!