Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como arranjar motivação para treinar? (5 dicas que funcionam)

“Amanhã é que é!”

Quantas vezes não ouvimos ou dissemos isto? Confesso que sempre que oiço isso, das duas uma: ou não respondo e ignoro ou respondo imediantamente com: vai hoje, agora, já! Queres fazer isso? Queres emagrecer e estar forte e em forma? Ser mais saudável? Ok, eu não te vou obrigar, tens de ser tu a decidir! Motivação é continuar, é seguir, é criar rotina. A motivação também necessita ser alimentada para poder crescer.


Dicas para teres mais motivação:

1. Faz uma actividade que gostes muito!

Seja ela zumba, bastketball, running, mountain bike… O facto de gostares de algum tipo de actividade é meio caminho andado para te motivares e continuares com uma actividade.

2. Define objectivos e metas reais

Propõe-te algo real, algo que possas cumprir. Não te imponhas metas irreais e que tu próprio sabes que vai ser muito complicado atingir em determinado momento da tua vida (de treino). Inscreve-te numa prova de running ou de bicicleta. Participa em eventos de desporto e dá o teu melhor. Isso vai melhorar, e muito a auto-confiança e vais querer continuar 🙂 É viciante!

3. Faz com que seja parte da tua rotina: uma obrigação (e não arranjes desculpas!)

Quando me perguntam qual é a minha motivação, eu respondo que: mais do que motivaçõ é uma rotina, é algo que já faz parte do meu dia-a-dia (como tomar o pequeno-almoço, almoçar e jantar). É algo QUE TENHO mesmo de fazer para me sentir bem. Não podes assumir que ir fazer exercício é uma tortura (ou algo que alguém te obriga a fazer). Mas o pior de tudo é quando  nos enganamos a nós próprios: arranjando desculpas.


Às vezes penso: será que as pessoas que arranjam constantemente desculpas não se cansam de o fazer? Porque, vamos ser francos: se as desculpas resolvessem alguma coisa, ainda compreendia. Mas as desculpas só fazem pior, porque te tentam convencer de algo que não é real. Vais-me dizer que não tens 30 minutos no teu dia para dedicar a fazer exercício físico?
Não tens tempo ou não lhe deste prioridade?

4. Se “competires” com alguém, compete contigo mesmo!

Não tenhas pressa por alcançar os teus objectivos. Eles chegarão. Persistência e paciência são as duas chaves para atingir os teus objectivos. Não fiques obcecado por parecer-te a ninguém a competir com ninguém. Segue o TEU ritmo, as TUAS metas, os TEUS objectivos (por muito pequeninos que estes sejam).

5. Partilha as tuas experiências nas redes sociais

Pode ser uma estratégia pessoal e um extra de motivação para ti. Porque não tentas? Cria uma conta nas redes sociais e partilha as tuas actividades, experiências, hábitos de vida saudável. O feedback das pessoas vai-te motivar e querer fazer continuar.
E sobretudo pensa que nada vem do céu nem nada acontece por acaso. É preciso trabalhar  para alcançar os nossos objectivos. É preciso batalhar até lá chegar. Não podemos só sonhar, temos de concretizar.

De resto, não há nenhum pozinho mágico que me faça ter motivação. Sei que é algo que me faz sentir muito bem e é algo que não posso deixar de fazer nunca porque me faz muito feliz. Estes são os meus motivos para a minha motivação. E o teu, qual é?

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach