Skip to content Skip to footer

Como criar um hábito saudável?

Às vezes pensamos que mudar pequenas coisas no nosso dia não vai fazer grande diferença. É também por isso que a nossa frustração é grandequando não conseguimos objetivos importantes para nós: porque subestimamos o poder dos hábitos “pequenos”. Neste vídeo falo da regra do 1%, se quiseres ver.

Podem transformar-se em resultados extraordinários se tiveres vontade de os manter durante muito tempo.

A qualidade da nossa vida depende da qualidade dos nossos hábitos.

Centremo-nos no exercício físico: o principal problema da falta de resultados no desporto é a falta de paciência que há. A falta de tentativas.

​Como dizia o autor Charles Duhigg, no livro “O Poder do Hábito”, “existem os chamados hábitos mestres, capazes de desencadear uma série de ações não dependentes nem relacionadas – mas que ditam como algumas pessoas funcionam”. Ele diz que um bom exemplo de hábito mestre é o exercício físico.

Quando começamos a fazer exercício regularmente, mudamos outros comportamentos associados, como comer melhor e a levantar-nos da cama mais cedo, por exemplo. Não se sabe bem porquê, mas sabe-se que é assim. Por isso, não perdemos nada em experimentar.

O hábito do exercício físico é um pequeno hábito que forma parte de um sistema mais complexo na nossa vida, pois influencia a nossa auto-estima, postura, forma física, a qualidade do nosso sono, a fisiologia, o descanso… 

Da mesma forma que o dinheiro se multiplica mediante os juros compostos, os efeitos dos teus hábitos multiplicam-se se os repetires todos os dias. 


 É importante aprender como funcionam os hábitos para poder desenhá-los de acordo com as tuas preferências e não cair no erro de voltar aos maus hábitos.

QUANDO AS COISAS NÃO FUNCIONAM É PORQUE:

– Mudas algo que não deves mudar

– Mudas os hábitos de forma errada 

Queres mudar tudo de uma só vez

– Não conheces bem as tuas necessidades;

– Não consegues definir as tuas prioridades;

Estamos tão centrados naquilo que há para fazer que nem vemos o que temos de deixar de fazer. Curioso, não é? Mas muito importante para a nossa estabilidade mental!

Fez sentido para ti?

Para te ajudar, completei o meu Guia gratuito. Podes fazer o download gratuito aqui:

Quanto às estratégias que podemos implementar, vou dar-te alguns exemplos:

Exemplo # 1: “Começar a caminhar todos os dias de manhã”

Exemplo de estratégias para este hábito: Deixar a roupa de exercício físico já preparada no dia anterior, aos pés da cama e pôr uma musiquinha energética e alegre, enquanto tomas o teu chá, o teu café, enquanto lavas a cara com água gelada…

Exemplo de hábito #2: “Retomar rotina de treinos”

Exemplo de estratégias para este hábito: Destinar um espaço na nossa casa SÓ para treinar – onde já tenhas todo o material de treino e onde não precises de pensar no que é que precisas para treinar… E ONDE SÓ PENSAS EM TREINAR, NADA MAIS!

Para torná-lo AINDA MAIS APETECÍVEL PODES: colocar uma música com ritmo, que te dê pica! Partilha a foto e sensação final com alguém que te motive. Com a tua Health Coach, por exemplo! 😉

Que hábito estás a tentar manter mas não consegues?

Guia Grátis: “Muda os Teus Hábitos”

-Sabe mais sobre o poder dos hábitos;
-Aprende como se formam os hábitos;
-Conhece os 3 passos para implementar um hábito;
-Recebe exercícios práticos para as áreas mais importantes da tua vida;
-Recapacita sobre o estado actual dos teus hábitos;
-Analisa que hábitos e costumes desejarias mudar através de um plano de ação;
-Aprende a dar mais um passo no teu auto-conhecimento;

Deixa o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach