Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como cuidar do cabelo encaracolado: 10 dicas infalíveis!

O cabelo sempre foi uma parte do meu corpo que mais cuidei e das que mais gosto de cuidar. Sou vaidosa com ele, porque gosto dele e quero vê-lo bem. Mas tenho medo de ir ao cabeleireiro porque na maior parte das vezes saía de lá a chorar. Há vários cuidados que tento manter com o meu couro cabeludo e com o próprio cabelo.

1. Evito lavá-lo com água quente

Também gostas de um bom banho quente ao final do dia como eu?

Pois é, para o cabelo isso não é tão bom porque a água quente estimula as glândulas do sebo, o que cria a oleosidade do cabelo. Além disso, se eu lavar o cabelo com água fria (gelada, se possível), vejo sempre o meu cabelo muito mais luminoso!

2. Não lavo o cabelo todos os dias (nem lá perto!)

Eu nunca lavei o cabelo todos os dias, por várias razões. Uma delas é a queda de cabelo ao penteá-lo, uma vez que eu só o penteio quando está molhado (as meninas com os cabelos encaracolados se calhar vão-me entender).

Além disso, o excesso de água no cabelo pode retirar a oleosidade natural da região estimulando as glândulas a trabalhar ainda mais para compensar a falta de sebo. Por acaso o meu cabelo não sofre com isto, é mais seco que oleoso (os cabelos encaracolados têm mais tendência a isso). Outra coisa curiosa, é que muitas vezes o meu cabelo está mais bonito quando está sem lavar há dois ou três dias!

Vê aqui o meu esfoliante caseiro: fácil, barato e eficaz!

3. Nunca prendo o cabelo com elásticos

Vocês devem achar estranho quando nas fotos (a fazer exercício) estou sempre com o cabelo solto. Vou ser sincera, quando corro ou ando de bicicleta é bem mais incómodo para mim tê-lo atado, porque os elásticos me puxam os cabelos com o movimento. Além disso, partem-me o cabelo, nunca os uso, prescindo totalmente deles.

Gosto de usar molas para prender o cabelo.

4. Usoo shampôo e máscara sem sal

É um pequeno capricho que faço comigo e com o meu cabelo, mas não pode ser sempre. Até porque estes produtos são bem mais caros do que os shampôos normais que vemos nos supermercados. Estes shampôos sem sal têm agentes de limpeza que eliminam as impurezas e mantêm a oleosidade natural do fio que é boa para proteger este tipo de cabelos. Já para não falar que a sedosidade final do cabelo é definitivamente, outra coisa.

5. Nunca uso secadores nem alisadores, nada disso!

Se o meu cabelo já é seco, então se usasse secador, pior ainda! Além disso, tenho uma coisa que é boa: o meu cabelo seca-se muito rápido naturalmente.

Mesmo no Inverno (sim, mesmo quando estava na Roménia e na Sérvia, no Leste da Europa, quando havia neve) eu não secava o cabelo. Mas nunca saía com ele molhado para a rua. Para quem usa este tipo de aparelhos, aconselho a usar o secador a uma distância mínima de 30 centímetros da raíz do cabelo e o alisador a um centímetro e meio do couro cabeludo. Mas, meninas, evitem usar esses acessórios se quiserem ter o cabelo saudável!

6. Coloco óleo de côco ou uma máscara para hidratar antes do duche

 A hidratação do cabelo é crucial para ter um aspecto mais saudável e brilhante!

O óleo de côco tem dezenas de benefícios para o nosso cabelo. Além de poder ajudar a crescer o cabelo, pode aliviar a perda de cabelo, previnem a caspa e o uso deste óleo quente ajuda a manter o cabelo suave e macío!

7. Faço máscara pelo menos uma vez por semana.

Tenho de usar o amaciador obrigatoriamente sempre que tomo banho, porque senão é impossível de pentear o cabelo. Além disso, o tato vai ser completamente diferente se aplicarmos um amaciador do que se não o fizermos. Mas, para complementar faço máscaras no cabelo pelo menos duas vezes por semana.

Um truque é colocar a máscara no cabelo antes de tomar banho, com ele seco. Enrolas o cabelo a uma toalha durante 30 ou 40 minutos e aí sim, tomas banho normalmente. Vais ver o resultado!

8. Não uso espuma, laca… Nada!

Prefiro um bom finalizador.

As espumas para os cabelos têm muito alcóol e por isso ressecam muito o cabelo. Demasiado. Tanto, que ás vezes, em vez de cabelo, é palha. É óbvio que os shampôos e espumas mais convencionais que vemos e compramos nos supermercados têm muito mais malefícios para o nosso cabelo. Se pudermos evitar esses produtos, melhor.

9. Uso pente sempre (de dentes grossos), nunca escova!

Desta forma não destruo os caracóis que se formam depois do cabelo estar seco. Ao penteá-lo com um pente, depois de lavá-lo água gelada é meio caminho andado para que brilhes!

10. Uso toalhas de microfibra para secar o cabelo á saída do duche

 Este é o último ponto, não menos importante que qualquer um que mencionei! Aliás, é talvez dos mais importantes. A toalha microfibra vai permitir que o cabelo fique mais macio, porque evita o frizz, a porosidade e evita a quebra dos fios. Os cachos vão ficar muito mais perfeitos e felizes!

Espero que as dicas te tenham ajudado! Deixa o teu comentário.

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach