A prisão de ventre é um dos problemas que afecta a muita gente (até mesmo ás pessoas que têm um estilo de vida saudável). Por isso, pedi à nutricionista Joana Velez que nos explicasse quais são as possíveis origens deste problema e algumas sugestões para evitá-lo.
A prisão de ventre tem uma variedade de causas, mas muitas vezes é o resultado de movimentos lentos dos alimentos através do sistema digestivo. Isso poderá ser causado pela desidratação, má alimentação, medicamentos, doenças ou fatores psicológicos. E que podemos fazer para prevenir este problema?
As recomendações de forma a prevenir e cuidar da prisão de ventre estão relacionadas com a adoção de hábitos alimentares saudáveis, aumentar a ingestão de fibra e manter uma adequada ingestão hídrica.
1. Consumir alimentos com fibra
A quantidade diária de fibra depende da idade e do género, sendo o ideal para o adulto cerca de 30g/dia. De forma a aumentar a ingestão de fibra devemos optar por alimentos com adequado teor de fibra, tais como: alimentos integrais, leguminosas, fruta e legumes.
Alguns alimentos que ajudam nesta situação são, por exemplo as maçãs. A pectina presente na maçã é fermentada por bactérias que trazem a água para o cólon, amolecendo as vezes e diminuindo a prisão de ventre. Outros alimentos que permitem a regulação do intestino são as verduras, como os espinafres e os brócolos devido ao seu elevado teor de fibras. A alcachofra, também tem sido estudada devido ao seu efeito prebiótico que promove a saúde intestinal através da alimentação das bactérias benéficas presentes no intestino.
2. Consumo regular de água mineral
A ingestão adequada de água é fundamental para um bom funcionamento das fibras, pois a água, juntamente com as fibras, ajuda a manter os movimentos intestinais regulares. Vê aqui os benefícios de beber água.
3. Praticar exercício físico
Para terminar é importante referir que a prática de exercício físico também é de extrema importância. Vê aqui porque é tão importante praticar exercício físico.