Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como recuperar de um treino intenso?

Depois de um treino muito intenso é importante descansar e saber como recuperar é essencial. Este post vem na sequência desses dias depois de alguns treinões em que pensas “Porque é que estou tão cansada?”. Se calhar é porque não estás a fazer alguma coisa bem, por isso, neste post dou-te todas as minhas dicas.

1. EXERCITAR OS MÚSCULOS DORIDOS DE FORMA MODERADA

Devias ter alongado. E sabes bem disso, mas esqueceste-te ou não sabias que era assim tão importante… não faz mal. Para a próxima não te esqueces. De qualquer forma, se te doerem muito os músculos, deves descansar. Outra forma é a recuperação activa, e aí eu recomendo um desporto como a natação. A natação é um desporto de baixo impacto que fortalece o coração. Além disso, é perfeita para aqueles dias em que deixamos o ginásio de lado e aproveitamos para dar umas braçadas, tonificar o corpo, melhorar a respiração e até meditar um pouco.


2. DESCANSA!

Quando falo de descanso, não é aquele descanso no sofá de Domingo à tarde. É dormir de oito horas seguidas. O tempo de descanso é importantíssimo para ganhar músculo e está muito dependente da intensidade do treino e número de vezes que o fazes. Ao fazer descansos periódicos vamos conseguir desenvolver os músculos, uma vez que ao fazê-lo, estamos a prevenir lesões.
Fazer demasiado exercício pode prejudicar os ossos e articulações, que poderá causar lesões ortopédicas graves e sobrecarregar o coração e lesando também a frequência cardíaca. Além disso o excesso de exercício físico pode ter as mesmas consequências de não fazê-lo, como o envelhecimento, por exemplo, que se deve á alta produção de radicais livres.

3. HIDRATA-TE!

A ingestão de água é fundamental e determinante para uma adequada circulação de nutrientes no nosso corpo. A água é é responsável por “espalhar” os nutrientes por todo o nosso corpo. Se não bebemos água suficiente, esse transporte não ser feito com a mesma eficácia. A desidratação pode reduzir não só a tua performance durante o treino como pode atrasar a sua recuperação pós treino.
É o elemento detox essencial. Melhor que sumos detox, melhor que sopas. É o primeiro a ter em conta num plano detox.

3. INGERE ALIMENTOS QUE ACELEREM A RECUPERAÇÃO MUSCULAR.

Este é um momento em que o corpo precisa de ser bem nutrido. O consumo de proteína é essencial para ajudar a reconstruir o tecido muscular e para alimentar as células, tecidos, enzimas e hormonas. Por isso, se costumas treinar quase todos os dias, deves ter uma refeição equilibrada. Estou a preparar um post específico sobre este tema.

4. MASSAGEIA A ZONA AFETADA

Podes ser tu a fazer uma massagem ou podes ir a um massagista. Mas não deixes passar. Uma massagem nessas  zonas que estão mais afectadas pelo esforço durante o exercício pode aliviar a tensão acumulada e ajudar-te a recuperar muito mais depressa.

5. REDUZ A INTENSIDADE DOS TREINOS DURANTE UNS DIAS

Reduz a intensidade dos treinos mas não deixes de treinar, obviamente. Deves saber ouvir o teu corpo e entender que de vez em quando a tua vontade não corresponde à capacidade do teu corpo naquele momento. Deves respeitar o que o corpo diz. Se te sentires muito cansado, terá a sua explicação. Mas não desesperes nem te agonies, porque isso pode acontecer a todas as pessoas.

6. ALONGA

Alongar tanto antes como depois do exercício físico é algo que muita gente ainda se esquece de fazer. Por mim falo, que muitas vezes me esqueci de o fazer. Mas fazê-lo traz muitos benefícios ao nosso corpo. É normal ficarmos cansados depois do treino. Isso explica-se pela acumulação de ácido lático na musculatura. Neste post explico bem esta questão.

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach