Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como reduzir os pesticidas dos alimentos que comemos?

Muito ouvimos falar sobre optar por comprar alimentos orgânicos e locais, e tem um sentido. Muito, aliás! Desta forma, as nossas escolhas serem mais sustentáveis, também são mais saudáveis, em todos os aspectos.

O ideal seria consumir produtos de produção própria, de forma a controlar o que colocamos nos alimentos. No entanto, esta opção não é viável para a grande maioria da população. Por isso, faz sentido tomar certas atitudes para evitar males maiores.

Ao ingerir pesticidas de forma constante corremos maior risco de doenças crónicas, como cancro, depressão, problemas respiratórios, alzeimer, parkinson… As crianças são as que correm mais risco, por causa do consumo vs o peso da pessoa.

Os estudos científicos têm vindo a mostrar que os pesticidas são desreguladores endócrinos. São substâncias químicas que afectam o nosso sistema hormonal.

Maneiras caseiras de reduzir os pesticidas dos alimentos, como frutas e vegetais:
  1. Lavar com água e uma colher de sal;
  2. Lavar com água, bicarbonato de sódio e vinagre;
  3. Descascar os alimentos (depende; e já vou explicar);
Como fazer?

Tanto no ponto 1) como no ponto 2) devemos deixar o alimento mergulhado durante 10 minutos em água e sal ou em água com bicarbonato de sódio. Ainda assim, quando fazemos esta lavagem, retiramos parcialmente o produto do alimento. Mas é muito melhor que não fazê-lo.

Sabemos que a casca das frutas, legumes e verduras é rica em fibras, o que ajuda e muito no bom funcionamento do intestino. Além disso, elas também são ótimas fontes de antioxidantes e vitaminas. Mas, como falámos no ponto 3), é impossível retirar a casca ou pele de uns bróculos ou de uma couve-flor. Nesse caso, não faz sentido o ponto 3) em alguns alimentos.

Conclusão: Melhor aproveitar a casca dos frutos e deixá-los de molho do que retirar a casca dos alimentos.

Sobre a Dora Matos

A Dora é uma Health Coach apaixonada pelo poder dos hábitos para conseguir a mudança. Ela vai-te ajudar a desenhar o passo a passo para tu conseguires atingir os teus objetivos.

Espreita todos os serviços da Dora

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach