Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como ter uma vida mais activa?

Começar a ter uma vida mais activa de um dia para o outro pode ser difícil ao início, mas é decisivo e é o que vai marcar a diferença: no teu corpo e na tua mente. Acredita em mim. Até porque a falta de exercício físico implicará uma série de factores negativos.

Desvantagens de ter uma vida pouco activa:
  • Cansamo-nos mais: e a nossa capacidade respiratória piora com o tempo. Falo por experiência própria, ando mais cansada, desmotivada e com mais dificuldade em respirar.
  • Engordamos: Queimamos menos calorias das que ingerimos, e isso fomenta o aumento de peso.
  • Temos cada vez menos vontade de exercitar-nos: porque cada vez nos custa mais mexer-nos. É um ciclo vicioso para os dois lados, confere.
  • A pele fica com pior aspecto: pouco luminosa, pouco esticada e mais velha, o que dá um aspecto menos jovem. E não me estou a referir só à pele da cara. À do corpo também.
  • Colesterol: aumentamos a possibilidade de ter o colesterol alto e que as veias e as artérias se tapem cada vez mais.

Enfim, é um círculo vicioso muito negativo.

Como começar a ter uma vida activa?

Tens de começar de um dia para o outro. Não é esperar por Segunda-feira. É começar, depois de ler este post. Não há “depois”, “amanhãs” nem “segundas-feiras”. Tens de começar já.

Começar a fazer desporto quando não estamos habituados requer um certo periodo de adaptação e conhecimento, e isso deve estar em consonância com a nossa idade, condição física e capacidade. Por isso, o melhor nesses casos é procurar ajuda de um profissional.

Mas existem actividades diárias que podes pôr em prática e adoptar no teu quotidiano, que vão servir para conseguires níveis aceitáveis de exercício físico:
  • Andar. Podes ir andando ao local onde marcaste um encontro com alguém. Não vás de Uber, de taxi ou metro. Aproveita para andar.
  • Sobe escadas. E esquece-te das escadas rolantes, essas não valem. Aliás, se fores pelas escadas normais até vais mais rápido. E o elevador é para esquecê-lo.
  • Se trabalhas em frente ao computador, faz pequenas pausas de 10 minutos. Fazes uma merecida pausa para te esticares. Aliás, asssim também descansas os olhos e a cabeça!
  • Combina encontros movidos com os amigos. Em vez de combinarem almoços ou cafés na esplanada, vão primeiro andar (de bike) ou correr pela cidade. Depois sim, podem vir os almoços e cafés, mas com moderação.
  • Limpa a casa ao som da Jennifer López. É uma maneira de dançares e limpares o pó da casa em movimento (e mais rápido!) 
  • Alimenta-te adequadamente: sobre esta não preciso de dizer nada, correcto?
  • Inscreve-te numa actividade desportiva. Vai-te dar mais motivação. Não é preciso ires ao gym obrigatoriamente. Podes inscrever-te numa prova e treinar para alcançares os teus objectivos. É sempre uma sensação de vitória.

Se gostaste destas minhas dicas, partilha-os com o teu amigo ou amiga sendentários. Ou lê-as em voz alta, pode ser que funcionem!

Leave a comment

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach