Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O meu detox caseiro e grátis: 5 dicas para te sentires mais leve

Como tenho dito várias vezes aqui no blogue, (e quem me segue sabe disto): sou apologista do equilíbrio. Não faz mal que num momento da nossa vida comamos mais do que o normal. Também não faz mal beber uns copos a mais num fim-de-semana qualquer com os nossos amigos. O importante é que Segunda-Feira voltemos à nossa rotina, ao equilíbrio.

O nosso corpo já tem “um órgão integrado” que nos faz libertar toxinas: o fígado.  Cada vez que temos contacto com alguma substância tóxica, seja pelo intestino, pela boca ou por inalação, vai sempre passar pelo sangue e posteriormente, pelo fígado. Digamos que o fígado é o órgão que decide o que são nutrientes importantes e o que são as toxinas. Se tivermos uma alimentação saudável muito facilmente teremos um fígado feliz. Estas são as 5 coisas que mais faço quando me quero sentir mais leve (depois de uma época de excessos).

1. BEBER MUITA ÁGUA LOGO DE MANHÃ E DURANTE O DIA!

Não falha. É a minha botija de oxigénio. Felizmente não tenho dificuldades em beber muita água durante o dia porque realmente necesito fazê-lo.  Enquanto dormimos o nosso corpo aproveita para reparar as células e fazer limpeza interna, por isso, se beberes um ou dois copos de água assim que te levantares da cama, é mais fácil para o organismo eliminar essas toxinas através da urina.

Outra coisa que faço: beber água com limão de manhã 15 minutos antes de tomar o pequeno-almoço.

1.1 BEBER CHÁ!

Penso que esta entra na parte de beber água 🙂 Beber dois chás por dia é mais uma prática que só te vai trazer benefícios!

2. COMER SOPA AO ALMOÇO E AO JANTAR

Além de comeres algo cheio de vitaminas e nutrientes, a sopa é um prato ideal para começar uma refeição porque te tira a vontade de comer em mais quantidades o segundo prato. Se comeres um prato de sopa antes do prato principal, vais ver que te vais sentir muito mais saciado e mais leve depois da refeição.

Ver Também: Receitas de Sopas

Bendita Sopa! | Doramatos.com

3. BEBER SUMOS COM FRUTAS E VERDURAS

Quem me segue aqui no blogue, sabe que os smoothies são algo que não falha na minha alimentação. Uma dica: tenta equilibrar sempre o número de frutas com o número de verduras para o smothie ficar equilibrado.

Não nos podemos esquecer que a fruta tem fructose e que o nosso organismo assimila a fruta muito mais lentamente se a juntarmos com outros alimentos. Ver receitas de smoothies.

Ver: Receita deste Smothie

P1050539

4. PRATICAR DESPORTO LOGO DE MANHÃ

Se calhar estás a pensar: bem basta quando tenho tempo, quanto mais de manhã, que tenho de ir para o trabalho!

Sim, pode ser um factor condicionante e nem sempre é possível.  Mas se eu fizer desporto logo de manhã, além de me sentir com outra disposição para trabalhar, sou capaz de beber 1,5litro de água logo de manhã sem qualquer dificuldade. E isso já é meio caminho andado para te sentires mais leve durante o dia, acredita!

Ver Também: COMER SAUDÁVEL NÃO INFLUENCIA SÓ O CORPO, TAMBÉM O ÂNIMO

IMG_5477

xarmos de Comer?

5. COMER UM BOM PEQ-ALMOÇO…

No caso de teres fome!

Ás vezes acontece-me que logo de manhã não tenho fome porque comi demasiado na noite anterior… MAL! Mas de vez em quando acontece. 

Faz o jejum básico de 12 horas, o chamado “jejum fisiológico” e que toda a gente devia fazer. É o jejum nocturno. Só a partir das 12 horas é que é mesmo considerado um jejum prolongado.   

Vantagens do jejum fisiológico?

  • Melhoria do metabolismo, dos niveis de colesterol…
  • Controlo da insulina
  • Poder antioxidante

Bem, mas a minha dica é: toma um pequeno-almoço completo (não precisas de comer a fartar!). O único que deves de ter em conta é que seja uma refeição completa. Ao longo do dia vais calculando as quantidades segundo as tuas necessidades.

img_3941kkk

Ver Também: O que Acontece ao Nosso Corpo se Dei

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach