No post de hoje trago-te 10 dicas para comprar sapatilhas e alguns conselhos de como as podes cuidar mais e fazer com que durem o máximo possível.
1. PRECISAS DE UMAS SAPATILHAS ESPECÍFICAS PARA CORRER
Deves tentar encontrar um calçado adequado ao desporto que pratiques. Tanto seja running como outra coisa, porque a mecânica do calçado está feita para responder ás necessidades que cada desporto exige.
Houve vezes que corri com outras sapatilhas (não apropriadas para correr, porque as minhas estavam molhadas por terem sido lavadas), e o treino não foi, de todo, o mais rentável nem o mais prazeroso. Sobretudo porque a comodidade não era a mesma e o rendimento também não (ou porque eram extremamente pesadas, ou porque não tinham amortecimento suficiente).
É recomendável renovar as sapatilhas de running a cada 800-1000 quilómetros.
2. USA-AS PARA O FIM COM QUE AS COMPRASTE
Usa as tuas sapatilhas única e exclusivamente para correr!
3. AS SAPATILHAS DE RUNNING TÊM DATA DE VALIDADE
Não sabias disto? Eu também descobri há pouco tempo, antes de me oferecerem estas.
Os ténis vão-se deteriorando com o uso. Isso vai depender:
- do teu peso.
- da quantidade de vezes que os usas.
- em que terrenos os usas.
- em que condições climáticas os usas.
- da biomecânica deles.
Primeiro o calçado vai perder amortecimento, que é algo importantíssimo quando vamos correr, sobretudo para os nossos joelhos, a parte do corpo que mais sofre com esta actividade física.
Tudo depende de quantas vezes corres
Dizem que com o passar do tempo as moléculas de ar das unidades de amortecimento das sapatilhas vão-se deteriorando, incluindo os sistemas de gel ou solas de espuma, como tantos outros materiais sintéticos plásticos. Depois de um ano, mesmo que as sapatilhas sejam totalmente novas, pelo menos aparentemente, essas unidades de amortecimento perdem a capacidade de reacção e protecção, então as moléculas de ar colapsam com a idade.
Mas na realidade são muito poucos os que mudam de sapatilhas de ano para ano, porque geralmente é um investimento alto e, dependendo do uso, muitas vezes ainda estão como novas.
Independentemente disso, quando corremos temos de ter em conta que o impacto do pé no chão é muito superior, comparado com o nosso peso. Por isso, de continuares com uns ténis velhos, primeiro começas com dores e podes até lesionar-te no futuro por não teres um calçcado adequado para isto.
DICAS PARA COMPRAR UMAS SAPATILHAS:
- O conforto é o mais importante. Independentemente do preço. Com estas eu sinto uma autêntica comodidade mesmo no momento de calça-las (ainda com o pé meio de fora). Sim, é verdade!
- O pé deve estar completamente ajustado ás sapatilhas.
- Não deves comprar umas sapatilhas demasiado apertadas porque não têm tendência a alargar!
- Antes de comprares umas sapatilhas, informa-te muito bem na internet ou com algum profissional do fitness, para que finalidade as queres (se para correr na estrada ou na montanha)
- Os dedos dos pés devem poder mover-se á vontade dentro da sapatilha.
- Deves conhecer as particularidades dos teus pés (se têm algo que normalmente te magoa noutro calçado). Eu, por exemplo, tenho o osso detrás do tornozelo muito saído, mas isso não me afecta nas sapatilhas de running…algo que me magoou nas duas primeiras vezes que fui correr porque as sapatilhas eram novas, mas o pé adaptou-se rapidamente e agora nem me lembro disso!
- Deves saber o teu peso, as lesões que tiveste ao longo da tua vida, a altura do arco do teu pé,a tua flexibilidade, estado de forma…
- Deves saber qual é o teu tipo de pisada: pronador, neutro ou supinador.
- O calcanhar deve estar bem fixo.
- Deves sentir que voas quando andas com elas!

TRUQUES PARA CUIDAR MAIS DAS TUAS SAPATILHAS DE CORRIDA:
Há alguns truques para cuidar mais o nosso calçado de running. Sobretudo este tipo de calçado que é para uma função específica e que costuma ser tão caro.
- Não as ponhas na máquina de lavar a roupa. O ideal mesmo é lavá-las á mão. Sim, mesmo que estejam cheínhas de terra e seja muito difícil. Deves limpá-las com sabão neutro e com uma escova de unhas.
- Se fizeres musculação no gym, evita usá-las.
- Ata-as e desata-as quando as colocas e quando as tiras.
- Seca-as bem (do suor, da água, da terra molhada, da areia molhada…)
- Evita pôr as sapatilhas ao sol ou ao pé de um aquecedor porque se podem esquartejar.
Vá, agora mexe-te, vai correr!