Temos de mudar de chip quando vamos de viagem. Sobretudo quando viajamos para um continente diferente. Aproveitar essas particularidades e essas diferenças é o que torna uma viagem especial e também nos faz mais espertos à hora de poupar um dinheiro. Vou dar-vos algumas dicas para poupar em países como Equador, Perú ou Bolívia.
1. Aproveitar os “almuerzos” no Equador e os “menús” no Perú!
São opções completas e baratas. Costumam incluir primeiro e segundo prato, sobremesa e bebida (que costuma ser “jugo de frutas) e os preços variam de 2,5 a 5 euros por pessoa.
Uma sopa, em Cotacachi, no Equador
2. Partilhar o teu almoço no Perú
As doses são enormes e económicas. Dão bem para duas pessoas.
3. Fazer as compras à base de ingredientes provenientes do país.
Se fizeres o contrario vai-te sair mais caro, logicamente. E tenta comprar sempre em mercados locais e postos de rua (a fruta é mais barata nos postos do que nos grandes supermercados).
4. Escolher hostéis que ofereçam pequeno almoço incluído (e alguns têm jantar, por isso…)
É verdade, é uma grande ajuda para a carteira. Pode não fazer grande diferença, mas sempre ajuda. Nós no Equador estivemos em Baños e ficamos num hostel em que ofereciam pequeno-almoço e jantar (às Segundas, Terças e Quartas). Chamava-se Backpackers Hostel 😉
5. Esquecer a ideia de supermercados ocidentais
E compra nos postos de rua ou nos mercados locais. Além de ser mais sustentável também é mais barato.
6. Levar sempre aveia e fruta na mala, e canela!
Juro-vos que já me salvou de muitos apuros. Muitas vezes temos de sair de madrugada e a essas horas ainda não há pequeno-almoço nos hostéis… E em todos os hoteis te oferecem a água a ferver. É só juntar as papas e fazer magia. Vê aqui várias receitas.
7. Usar o Uber nas cidades: é bem barato e seguro também
Em Quito, por exemplo, funciona perfeitamente! E nas grandes cidades da América Latina também. O melhor de tudo para mim é que não corro o risco de ser enganada e de regatear preços com ninguém. Vamos ser sinceros: isso tira a energia a qualquer um. E sinceramente, as confusões com taxistas são bastante comuns…
8. Reservar com Booking
É a plataforma que utilizamos sempre para fazer reservas. E funciona optimamente. O melhor de tudo é que se viajas muito e reservas pelo booking, mais tarde a plataforma vai-te oferecer descontos exclusivos nas reservas.
Estas são as dicas mais práticas que vos posso dar para viver uma experiência plena, mais responsável e proveitosa e barata.