Cheia de spots super cool, a Ericeira é um sítio óptimo para passar uma tarde de Domingo a receber o sol de inverno e a maresia deste Atlântico, que faz companhia diariamente aos surfistas que cá vivem e visitam esta vila.
Bora ó mar?
Na Ericeira respira-se boa onda, reggae, muitas rastas, calças largas e sweats da Billabong, pranchas e spots de surf pela calçada portuguesa, bares hippies & happies que te convidam a entrar a tomar um sumo detox, a beber uma imperial ou a degustar diferentes saladas vegetarianas, com conceito de “tapas” que aos poucos e poucos se começa a introduzir em Portugal.
Aqui sente-se tranquilidade, pelo menos nesta altura do ano, que não é tão visitada pelos turistas como imagino que é no verão! Conhecida como um dos principais centros do surf deste país e 1ª reserva mundial de surf da Europa e 2ª do mundo, acho que a Ericeira conseguiu manter-se (e muito bem) no topo. Abrem cada vez mais negócios relacionados com esta prática desportiva, o que é sempre uma boa técnica para chamar gente de todo o mundo ás nossas praias.
Aqui respira-se paz e uma multiculturalidade incrível. É claro que o turismo é muito importante para a região, que vive disso e basicamente, da pesca e do surf. É uma zona pacífica que serve de escape para muitos que vivem na capital e querem “curtir umas ondas”, ou simplesmente passar um fim-de-semana em cheio, sempre na companhia do mar.
Dar um passeio á beira-mar e acabar no porto dos Pescadores, (e depois da tempestade de ontem) é realmente inspirador.
Nesta “terra de ouriços”, que é o significado de “Ericeira”, não deixa de sentir-se a essência de um Portugal selvagem e cheio de tradições. Conta a lenda que havia muitos ouriços do mar nas praias desta vila, daí o nome. No entanto, foi dito por outros investigadores que o ouriço que havia em abundância era o cacheiro, e não o do mar, como se pensava.
Bora ó bar?
Como disse, aqui a oferta de bares é infinita e a decoração de todos em geral é bastante atractiva porque é bem original. Durante os dois dias que estivemos aqui, sempre que podíamos vínhamos ao Adega Bar, que nos despertou logo o interesse quando vimos a placa de Music Alive ás Sextas à noite.
É bom que estas iniciativas também se vivam no inverno! Aqui conhecemos a gente muito cool, é um sítio cheio de estilo, onde a lareira é a protagonista da sala. Aqui podes tomar cocktails de verão no inverno, podes pedir sumos detox (escolhes tu os ingredientes) enquanto lês um livro, apontas ideias num caderno ou trabalhas no computador. E até podes comer petiscos realmente apetitosos (recomendo o queijo com especiarias!)