Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Este é o meu esfoliante caseiro: fácil, barato e eficaz!

Fã de cremes, máscaras e esfoliantes naturais?

Eu, eu!
Quando vou correr não dispenso molhar a cara com água do mar (porque vivo mesmo ao pé da praia), e esfoliar a cara com areia. No entanto, tento fazê-lo com areia mais fina. Ás vezes não é possível, por isso, quando esfolío a cara com areia a força é muito menor do que quando o faço com o meu esfoliante natural… Este!


Este é o meu esfoliante caseiro: fácil, barato e eficaz! | Doramatos.com

Como é que faço o meu esfoliante natural?

Faço este esfoliante em pequenas quantidades porque o faço para usar uma vez. Por isso utilizo uma colher de sobremesa para todos os ingredientes (em vez de colher de sopa).
O primeiro ingrediente é o açúcar. Eu usei açúcar mascavo, que é um bocadinho mais fininho do que o branco e que é melhor para a minha pele porque é bastante sensível. Podem utilizar o açúcar branco ou mesmo areia (o que vai acontecer é que esta não se vai desfazer na pele, como o açúcar).

Vê aqui: O açúcar vicia mesmo?


Depois, vem o mel. Um dos ingedientes mais poderosos no mundo da cosmética. O mel é um ingrediente que oferece uma importante acção de limpeza, porque as suas enzimas naturais são indicadas para limpar a pele de forma profunda e eliminar toxinas.


Além de ser rico em açúcares, permite uma magnífica esfoliação que deixa a pele revigorante e muito suave. Além disso, actua como regenerador de células mortas e não é nada agressivo. Ao mesmo tempo esfolia e hidrata a pele. Vê aqui outro post sobre esfoliação.


Este é o meu esfoliante caseiro: fácil, barato e eficaz! | Doramatos.com

E finalmente o óleo de coco. Como dizia no outro dia o Ricardo Araújo P. numa crónica da Mixórdia de Temáticas, “o óleo de coco frita bifes, hidrata a pele, amacia o cabelo, acalma escalões, lubrifica motores, esfrega sofás…”. E é verdade!

O óleo de coco tem propriedades incríveis para a pele, é antioxidante e tem uma maravilha recomendadíssima para o cutis, concretamente a Vitamina E, que previne o envelhecimento prematuro e enrugamento da pele.


Eu comprava um esfoliante corporal (que também usava na cara) numa loja bastante conhecida entre nós, que continha ingredientes parecidos com estes e ondava os 17 euros, mais ou menos. Agora, sem gastar nada e fazendo em mais quantidades tenho um caseiro, quase grátis (uma vez que os ingredientes que uso têm outras utilidades).


Aqui fica uma dica perfeita para fazê-lo em casa, a custo muito reduzido. Esta receita é válida tanto para a cara como para o corpo. Uma vez que a pele do corpo é menos sensível que a da cara, eu usaria areia grossa em vez de açúcar, para que os efeitos se notem mais.

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach