Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Fitness Submerged: Porque nadar é um dos melhores exercícios

A natação é um desporto de baixo impacto que fortalece o coração. Além disso, é perfeita para aqueles dias em que deixamos o ginásio de lado e aproveitamos para dar umas braçadas, tonificar o corpo, melhorar a respiração e até meditar um pouco. De qualquer forma não é um desporto fácil. Para mim, é a cereja no topo do bolo depois de uma sessão de running ou de uma ida ao gym.

1. Inspira… Expira… 1,2,3…

Treinar dentro de água  fortalece os músculos da parede torácica. A respiração vai permitir-lhe uma maior oxigenação. Apesar de não levantarmos pesos na água, a resistência natural da água contra cada parte de nós é suficiente para fortalecer e tonificar o nosso corpo inteiro. Por isso já sabes, aproveita as braçadas para inspirar e expirar tranquilamente até conseguir o controlo pleno.
img_3298-1

2. Treina e tonifica o corpo inteiro

A natação é um desporto onde treinas o corpo inteiro e que aumenta a capacidade cardiovascular e força muscular. Ao nadar os músculos aumentam de tamanho e protegem mais eficazmente tendões e ligamentos, além de exercitar todas as articulações e potenciar a sua flexibilidade. Óptimo para esta época balnear, não?

3.  Liberdade criativa

Dentro de água somos todos um pouco peixes, não? Ao contrário do running ou de andar de bicicleta, a natação permite-nos nadar de costas, mergulhar para trás e fazer toda uma série de exercícios de estilo livre que só a água nos proporciona (sem arriscarmos a nossa vida!). Por isso… Atira-te à água!

4. Relaxa e acalma

Quando mergulhamos sentimos o nosso corpo leve e deixamos que a água percorra suavemente todo o nosso corpo para nos podermos sentir mais soltos e ágeis. Aproveita enquanto te transformas em peixe para sentir todo o poder relaxante da água e poder entrar por momentos noutro mundo mais calmo e submerso. Não há nada como um treino que seja também um momento de meditação!
IMG_5720[1]

DUAS DICAS! 🙂

ÁGUA: Leva sempre uma garrafa de água de meio litro para a piscina. Apesar de, aparentemente, não haver sensação de sede quando estamos a nadar, não nos devemos esquecer que também é um desporto, e que por isso nos desidrata. Por isso eu levo sempre uma garrafinha pequena à entrada da pista.
SAUNA: O melhor mesmo depois de um treino dentro de água é uma sessão de sauna de 10 ou 15 minutos e intercalar com banhos de 10 ou 15 segundos e água gelada por todo o corpo. Essa mudança de temperaturas vai trazer muitos benefícios a nível da pele e da respiração. Antes de entrar na sauna tem em conta que não deves estar em jejum e deves ter bebido pelo menos meio litro de água antes de lá entrares. Caso contrário, é possível que a tensão baixe bastante.

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach