Sabem aqueles dias que não temos muito tempo para cozinhar mas há um frasco de grão no armário que guardamos para estes dias, mesmo?
Eu sou daquelas pessoas que durante a semana prefere não passar muito tempo a fazer o almoço nem a almoçar para não perder o foco do trabalho, porque se as refeições se alongarem demasiado, depois é mais difícil voltar “á labuta”. E confesso, prefiro acabar mais cedo o trabalho e homenagear-me com um jantar á medida 😉
Mas não nos podemos esquecer que o almoço é uma refeição muito importante, que não deve de ser descartada (nunca!). E por isso, é muito importante que esta refeição inclua hidratos de carbono uma vez que o nosso cérebro precisa desse reforço para continuar a ter energia e funcionar correctamente.
Este prato é tão clássico como simples. Além disso adicionei-lhe uns bróculos que tinha no frigorífico e que tinham de ser utilizados senão estragavam-se.
Já sabemos que á medida que o dia passa é menos prejudicial para o corpo se reduzirmos a quantidade de alimentos que consumimos.
O GRÃO É UM EXCELENTE ALIMENTO PORQUE…
É uma leguminosa muito nutritiva, rico em proteínas, sais minerais e vitaminas do complexo B. Além disso, a “casca” do grão estimula o funcionamento dos intestinos.
É fraco em gorduras e é usado pelo organismo como fonte de energia. Cada 100 gr de grão contém 6g de fibras e esta leguminosa desempenha um importante papel no que toca ás doenças cardiovasculares e contêm uma grande quantidade de cálcio ferro e magnésio.
Como se não bastasse, o grão contém também uma grande quantidade de triptofano que é utilizado para produzir a serotonina, responsável pela activação dos centros cerebrais que dão a sensação de bem-estar, satisfação e confiança.
Esta prato, além de grão, atum e bróculos, tem também cebola roxa e salsa. Podes também colocar ovo. Eu não pus porque não tinha.