Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Health Coach e nutricionista: qual a diferença?

Existe muito esta dúvida, embora uma profissão não implique a outra, mas vamos ver que tanto a Health Coach como a nutricionista têm a mesma missão: Ajudar a mudar o estilo de vida e a minimizar os maus hábitos alimentares, cada uma com as suas ferramentas e estratégias próprias.

O que faz um nutricionista?
  • Faz um diagnóstico nutricional para os clientes, com foco na elaboração de uma dieta que atenda às suas necessidades nutricionais específicas.
  • Investiga o estado de saúde do paciente com base em análises e exames, hábitos alimentares e estilo de vida.
  • Desenvolve planos de alimentação específicos para os clientes, monitoriza sintomas, exames de sangue, rotina nutricional, peso, medidas, percentagens de gordura, entre outros.
E um Health Coach?
  • Estuda a vida do paciente em geral e ajuda-o a mudar de hábitos num contexto holístico.
  • Não se foca apenas na alimentação, mas em todas as outras áreas da vida que podem apoiar e nutrir a saúde geral, como rotina diária, espiritualidade, relacionamentos, atividade física, gestão de tempo, etc.
  • Ajuda-te a definir e alcançar os teus objetivos de maneira integrada e holística, propondo uma melhora em todos os aspectos da vida, focando-se em equilíbrio e plenitude.
  • Fornece informações sobre diferentes tipos de dietas, alimentos e opções de suplementos a serem exploradas, mas não pode prescrever.
Como é o meu trabalho?

Eu, como Health Coach, trabalho com outros profissionais de saúde, como médicos, personal trainers, terapeutas e nutricionistas para criarmos em conjunto uma grande mudança no estilo de vida de cada cliente. Aqui podes ver mais detalhes sobre O Plano da Boa Vida.

Durante o meu acompanhamento de Assessoramento Integral de Bem-Estar eu trabalho num plano de coaching contínuo para apoiar os objetivos de cada cliente, seja qual for o meu serviço. Nunca existe um foco exclusivo na nutrição nem no desporto, mas sim num conjunto de factores relacionados entre si, como o exercício, a carreira, os relacionamentos, a atividade física, a energia, o stress, a gestão de tempo e a espiritualidade. Aqui podes ver todos os meus serviços.

Concluíndo:

Ambos ajudam a mudar o estilo de vida e a minimizar os maus hábitos alimentares, mas o foco do Health Coach é mais integrativo e holístico, enquanto que um nutricionista se centra exclusivamente na parte da nutrição. Aqui podes ver todas as opiniões das minhas clientes.

Sobre a Dora Matos

A Dora é uma Health Coach apaixonada pelo poder dos hábitos para conseguir a mudança. É sobre isso que ela fala nas suas sessões como Health Coach.

Ver todos os posts de Dora

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach