Para quem não sabe, o hummus é um alimento típico da cultura árabe feito a partir de grão de bico cozido e espremido, tahini (um creme ou pasta de sementes de sésamo muito usado na cozinha do Oriente Médio), azeite, sumo de limão, sal e alho.
Porque devemos comer hummus:
Confesso que não sou grande apreciadora de beterraba, a não ser que seja temperada com azeite de milho, vinagre de vinho branco e uma pitada de sal. Mas como gosto muito de hummus, fiz esta receita que é sempre óptima para petiscar e para agradar ao nosso amigo veggie.
E há muitas razões para comer beterraba porque esta melhora o rendimento do treino, fortalece o nosso sistema imunitário, previne a anemia (por conter ferro e vitaminas do complexo B), mantém a saúde dos músculos, protege o sistema nervoso, previne o envelhecimento precoce (por ter muita vitamina C), mantém a saúde dos olhos e previne cataratas e ainda problemas no fígado e nos pulmões. Entre outras! Nada mal, pois não?
INGREDIENTES
- Uma embalagem de grão de bico (eu utilizei já cozido, mas podem cozer vocês em casa)
- Uma beterraba cozida (também a podem cozer em casa)
- Um alho
- Uma colher de azeite virgem
- Pimenta preta a gosto
- Sumo de meio limão
- Coentros a gosto
- Uma pitada de sal
RECEITA
Primeiro deves cozer o grão e a beterraba (no caso de ainda não estarem cozidos). Eu comprei-os cozidos, por isso não necessitei de cozê-los. Posteriormente colocas todos os ingredientes dentro de um processador de alimentos e depois de triturados, voltas a repôr os condimentos (sal, pimenta…), se vires que faz falta. Trituras tudo e podes servir com paus de cenoura crus, com tostas ou pão.
VER TAMBÉM: O MEU BACALHAU “À BRÁS” FIT (SEM BATATA, SEM FRITOS!)