Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Millet com verduras (sem glúten!)

Hoje cozinhei millet (ou milhetemilho-miúdo ou milho-painço), e tenho-vos a dizer que recomendo! O millet é dos cereais mais antigos que existe, senão mesmo o mais antigo. É super nutritivo, tem um sabor suave e tem muita fibra mas é de fácil digestão (o que faz com que a nossa fome se atrase), óptimo para quem quer perder uns quilinhos.


Tem perto de 15% de proteína, vitaminas do complexo B, aminoácidos considerados essenciais, lecitina, vitamina E. Não tem glúten, é alcalino, de fácil digestão e podes utilizá-lo em pratos doces e salgados. É rico em inúmeros minerais (ferro, calcio e magnésio) e vitaminas do complexo B.


Por isso, é um alimento a ter sempre guardado nas nossas prateleiras.  Uma das formas de ter uma alimentação nutritiva e completa (sendo essa alimentação vegetariana ou não) é variar as fontes tanto dos macronutrientes (proteína, hidratos de carbono e gorduras), como de micronutrientes (vitaminas, minerais e fibras).

E o millet é uma alternativa à comum massa, arroz e batatas! Vamos à receita:

INGREDIENTES
  • Ervilhas
  • Cenoura
  • Espinafres
  • Gambas
  • Ovo
  • Millet
  • Sal e especiarias (a gosto)

RECEITA

Foi só colocar água num tacho e deixar ferver.

Depois coloquei o millet;

Salteei as restantes verduras com um fio de azeite virgem.

Adicionei uma pitada de sal e especiarias a gosto.

Finalmente, misturei tudo!

Como vêem, não é bem uma receita porque não dá trabalho nenhum e o procedimento de cocção (neste caso) é o mesmo para todos os alimentos. O bom é que o millet demora tanto a cozinhar como as restantes verduras (pelo que vi, demora mais tempo a cozer que a quinoa, por exemplo) e não se desfaz. Demora entre 7 a 10 minutos a cozer.


Vocês podem saltear o millet numa frigideira até ele ficar dourado e depois cozê-lo. Eu neste caso, fi-lo assim porque me apetecia prová-lo apenas cozido. Espero que provem e que gostem!

28% de deconto!

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach