Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Estes são os motivos que te farão alongar depois do treino

Alongar tanto antes como depois do exercício físico é algo que muita gente ainda se esquece de fazer. Por mim falo, que muitas vezes me esqueci de o fazer. Mas fazê-lo traz muitos benefícios ao nosso corpo.
É normal ficarmos cansados depois do treino. Isso explica-se pela acumulação de ácido lático na musculatura. Vou explicar por partes, para podermos entender a questão desde a raíz.

O que é que isso quer dizer?

O corpo utiliza oxigénio para produzir energia. No entanto, quando te esforças muito durante o treino, o teu corpo necessita que a energia chegue mais rápido. O ácido láctico provém da decomposição de glucosa quando o oxigénio não está presente (metabolismo glucolítico). Este ácido liberta-se nos músculos quando, depois de ter esgotado as suas reservas normais de energia, ainda necessita grande quantidade.
As pequenas quantidades de ácido láctico funcionam como uma fonte temporal de energia, ajudando a evitar a fadiga durante o exercício físico. De qualquer forma, a acumulação deste ácido pode provocar a sensação de ardor nos músculos ao ponto de diminuir ou parar a tua actividade atlética.
Devido a isto, seria conveniente reduzir dita acumulação nos músculos. Mesmo que as pequenas quantidades de ácido lático sejam necessárias e boas para o teu corpo em determinadas circunstâncias, ainda é importante evitar que os níveis aumentem demasiado rápido. Se quiseres obter um rendimento alto durante o treino, é importante que reduzas a acumulação deste ácido nos músculos.

E COMO?
1. Alongando antes e depois de fazer exercício físico!

Porque?

  • Diminui os danos e dores musculares (porque os músculos não vão precisar de tanta força para se esticarem);
  • Mantém os músculos activos;
  • Faz-te mais jovem e elástico comparando com a rigidez que contrai os músculos ao fazer exercício;
  • Aumenta a tua flexibilidade porque os músculos vão ficar menos rígidos;
  • Aumenta o teu rendimento durante o treino.

A função do alongamento dos músculos depois do treino é importante para poder relaxar os músculos tensos e para alongar os tecidos que envolvem as articulações. Este alongamento deve ser realizado em 10 minutos logo após ter acabado o treino para que os músculos não arrefeçam. O alongamento nunca deve ser doloroso, tem que ser o ais cómodo possivel, para que continue a poder fazê-lo.

DICAS PARA ALONGAR BEM?
  • Faz alongamentos estáticos e dinâmicos, focando-te nas zonas musculares e articulações que vais utilizar no treino.
  • Mantém-te entre 15 a 30 segundos numa determinada posição e repete-a entre 2 a 4 vezes.
  • Faz alongamentos, no mínimo, 3 dias por semana, mas preferivelmente todos os dias.
  • Realiza os alongamentos quando os músculos ainda estiverem quentes.
  • Alonga lentamente. Deves alongar os músculos de forma gradual. Se um alongamento for feito muito rapidamente o músculo vai responder com uma forte contracção, aumentando a tensão. Se for feito lentamente, a contração é evitada. Não estiques além do ponto onde começas a sentir um aperto ou desconforto.
OUTRAS MANEIRAS PARA REDUZIR O NIVEL DE ÁCIDO LÁTICO NOS MÚSCULOS
  • Mantém-te hidratado! É outra das maneiras de reduzir o ácido lático, já que quanto mais hidratado estiveres, menos probabilidades de sentir ardor terás enquanto exercitas.
  • Respirar fundo é outra dica, uma vez que a acumulação deste ácido se poderá dever á falta de oxigénio.
  • Faz exercício com frequência. Quanto mais em forma estiveres menor quantidade de glucosa necessitarás queimar e haverá menos acumulação de ácido. 

NOTA:

Se levantares pesos, sê mais cuidadoso, já que esta actividade estimula a acumulação de ácido lático pois precisa de mais oxigénio do que o que o nosso corpo pode produzir. O melhor é ir aumentando o peso e as repetições gradualmente.

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach