Hoje trago-vos uns muffins de matcha e cacau com banana, para os gulosos!
Desta vez foi-me a cabeça para a gula…
E como “enganar” essa malvada? Enganando-a bem, mas mesmo bem. Ora então, estes muffins de matcha com cacau são a prova disso. A prova de que qualquer ser louco pelo chocolate pode enganar o cérebro com esta receita.
Já agora, o que é o Matcha?
Basicamente, é feito das folhas mais jovens do chá verde. Vende-se em forma de pó, e tem esta cor verde muito característica. É um chá muito utilizado no Japão (tanto como o café em Portugal), para sobremesas, gelados, bolos…
Este chá oferece uma grande variedade de vitaminas, entre elas a vitamina C, essencial para fortalecer as nossas defesas e ajudar no processo de depuração natural do nosso organismo, ajudando no processo de retenção de líquidos e eliminação de toxinas.
Este chá tem também um efeito laxante, o que significa que é óptimo para regular o trânsito intestinal.
Benefícios do Matcha
O chá Matcha é mais rico em antioxidantes que o chá verde:
- Aumenta o metabolismo;
- Prevene doenças como gripes, constipações e outras doenças mais graves;
- Previne o envelhecimento precoce;
- Controla a pressão arterial;
- Melhora o humor e a concentração.
Quanto ao cacau totalmente puro, só uma curiosidade…
…tenta cheirá-lo e depois mete o dedo para prová-lo. Cheira-te a Nesquik, não cheira? Só que o sabor não é bem o mesmo. Porque será? Se calhar é porque o Nesquik tem 70% de açúcar adicionado ao cacau (é bom pensar nisto se bebem diariamente esta bebida ou se o usam para receitas e se ainda lhe metem açúcar, ou mesmo, se a dão aos vossos filhos todas as manhãs).
Quanto a esta receita, apenas contém uma colher de mel (mas que poderia perfeitamente prescindir dele), aqui vos dou a receita:
ingredientes
- 2 Chávenas de Farinha de Espelta
- 1 Colher de Sobremesa de Matcha
- 1 Colher de Sobremesa de Cacau Puro
- 1 Banana
- 1/2 de leite de aveia
- 100g de Claras de ovo
- 1 Ovo
- 1 Colher de Sobremesa de Fermento em pó
- Óleo de coco
- Opcional – 1 Colher de sobremesa de mel (podes utilizar outro adoçante como stevia, ou mesmo açúcar de cana, açúcar de coco…etc). A banana já lhe vai dar um toque doce aos muffins, por isso…
vamos pôr as mãos na massa!
- Colocas todos os ingredientes dentro de uma taça ou num processador de alimentos e trituras tudo até que vejas que está líquido.
- Depois preparas as formas de alumínio ou silicone e untas com óleo de coco para que os muffins não fiquem colados ás formas.
- Pré-aqueces o forno a 190 graus durante 10 minutos.
- Durante esses 10 minutos, colocas o líquido nas formas que vais levar ao forno.
- Esperas 25 minutos a 190 graus, mas antes de retirares as formas experimenta a espetar um palito nos muffins. No caso do palito sair seco, é porque os muffins estão prontos. No caso de sairem molhados (não é caso para abandonares o forno, porque estarão mesmo a ponto de ficarem prontos, talvez 2 ou 3 minutos). E não vais querer que se queimem por 2 minutos, pois não? 🙂
Bom apetite!!