Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Não fazes musculação? Devias ler isto.

A musculação é uma das partes mais importantes do nosso treino e há vários benefícios em fazê-la. Ás vezes há a ideia que por fazer musculação vamos ficar musculad@s demais. Isso não é verdade, a não ser que faças os mesmos exercícios repetidamente, que treines intensivamente os mesmos músculos todos os dias, etc.
Não é assim tão fácil ficarmos com umas pernas e braços altamente musculados! Isso seria uma óptima notícia para aqueles que passam horas e horas no ginásio em busca de um bíceps maior.
 

Queres ficar quase tão definida como Anjos da V. Secret?

Ao fazer musculação, vais modelar o teu corpo fazendo que fique mais firme e mais bonito. Além disso a musculação ajuda a emilinar a gordura e aumentar a massa muscular, o significa: mais força e resistência.

Menos celulite? Mais massa magra? Yes!

É claro que os exercícios de cardio são muito importantes para perder peso e celulite, mas a musculação é só mais um complemento que deves ter em conta se quiseres diminuir a quantidade de celulite do teu corpo.
Não são resultados imediatos, mas vais evitar que a pele fique flácida (aliás, vai ficar mais lisa) e vais definir mais os músculos, o que fará que minimizes a celulite e que fiques bem mais delineadinha.

Adeus colesterol mau!

Sim, todos temos colesterol. Ao fazer musculação o fluxo sanguíneo vai fortalecer e arrastar os resíduos que se formam nas artérias. Isso vai fazer com que se aumente o colesterol bom (que podemos encontrar no abacate, no azeite virgem e nos frutos secos) e que diminua o mau.

Tira-te anos de cima!

Se não treinares os músculos regularmente, quando tiveres 70 anos a tua massa muscular vai reduzir para metade do que aquela que tinhas com 20 anos. Isto é, se não fizeres musculação, além de ires perdendo resistência e força ao longo dos anos, vais também envelhecer com isso e além disso vais diminuir a quantidade de massa magra. Por isso, já sabes, um treino de força correctamente dosificado é uma receita perfeita para um anti-aging!

A Taxa metabólica basal é um(a) meio/forma matemático(a), não exato(a), de calcular a quantidade calórica que o corpo necessita, em vinte e quatro horas, para manter-se nutrido durante o decorrer das atividades diárias, e/ou fazendo um jejum de pelo menos doze horas em repouso, sem prejudicar o funcionamento dos principais órgãos. Exemplo: o coração, cérebro, pulmões, intestino, etc, e manter a temperatura corporal sobre a normalidade. A TMB (Taxa Metabólica Basal) irá variar, a depender do nível/fator de atividade que cada indivíduo exerce. Fonte deste conceito: wikipedia

Lesões e Doenças? Não preciso, obrigada.

Uns músculos bem desenvolvidos tornam um corpo mais resistente a ameaças. As costas e as grandes articulações obtêm uma protecção adicional quando os músculos facilitam uma movilidade armónica nas articulações e compensam o perigo de sobrecarga. Os ossos, por exemplo, também vão ficar mais fortes e protegidos e isso vai reduzir o risco de doenças como a osteoperose.
Além de uma melhor resistência vais ter uma melhor sensibilidade á insulina. Isto é requisito essencial para o aproveitamento regular do açúcar no sangue, e por isso, importante para lutar contra os diabetes, por exemplo.

Quero o meu coração mais saudável e preparado!

A musculação prepara o coração para grandes esforços. Quando alguém fortalece os músculos, a frequência cardíaca e a pressão arterial sobem com menos esforço.

Vais poder controlar melhor o cérebro e o corpo

Ao treinares, vais estar a exercitar o corpo, mas também o cérebro que fica muito mais preparando para comandar a massa muscular. O trabalho intensivo com o próprio corpo vai exercitar também a percepção corporal. Durante o treino de força, vais aprender a reconhecer os sinais do corpo e assimila-los correctamente. Isto vai desenvolver (e muito!) a tua percepção de esforço e controlo de movimento.
 
Por isso, não deixes este capítulo fora da tua história de treino 😉 Bons treinos!!!

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach