Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Porque nos sentimos bem depois de fazer exercício?

Já sabemos que o exercício é vital para uma vida equilibrada e mais feliz. Quem se move é muito mais feliz do que quem não o faz. Além disso, o desporto também proporciona distracção, confiança e aumento da auto-estima. Também é verdade que a parte que custa mais é começar, mas depois disso, raros são os casos de quem não quer continuar.

COMO SE EXPLICA ESSA SENSAÇÃO DE BEM-ESTAR?

Quando fazemos desporto libertamos endorfina, que é um analgésico natural que ajuda a aliviar a dor e regular as nossas emoções como a ansiedade e depressão. Ao ser libertada, vai permitir que o corpo se relaxe e reduzir a ansiedade trazendo uma sensação de prazer e bem-estar geral. Essa sensação tende a permanecer prazerosa mesmo depois de se ter terminado de fazer exercício.

Assim que uma pessoa começa a praticar exercício físico, o sistema nervoso central liberta – na corrente sanguínea – substâncias que ajudam a acabar com o mau humor. Além disso libertamos adrenalina e noradrenalina, o que aumenta a taxa de metabolismo, a libertação de glicose e de ácidos graxos livres na corrente sanguínea e a vasodilatação nos vasos do músculo. O desporto é um óptimo aliado para melhorar consideravelmente as nossas funções cognitivas (memória e raciocínio) e para actuar como ansiolítico e antidepressivo. 
 Porque nos sentimos bem depois de fazer exercício?
COMBATE O PESSIMISMO, DEPRESSÃO E O MAU-HUMOR!
Tecnicamente, o nosso cérebro adora a serotonina e a dopamina. O que são? 

A serotonina é  o neurotransmissor que é o maior responsável por regular o nossa sensação de calma, satisfação, alegria, bem-estar. Enfim, paz. A dopamina é outro neurotransmissor que facilita a nossa atenção, nos capacita de ficar mais alerta em tarefas mentais. A combinação entre os dois é perfeita!
O desporto ajuda a aumentar a produção de dopamina. E isso faz com que haja um aumento de estímulos, motivação e entusiasmo para a vida. Além disso dá-nos uma onda de prazer quando conseguimos atingir as nossas metas.

E lembra-te!…

…mais do que praticar exageradamente uma modalidade é recomendável variar a actividade física e ir aumentando gradualmente a intensidade do treino. Praticar exercício em excesso pode ser tão ou mais prejudicial à saúde como não o fazer. Veja aqui algumas dicas para queimar mais gordura no seu dia-a-dia.

Leave a comment

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach