Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O açúcar vicia mesmo?

Já todos, em algum momento, vimos manchetes em com o açúcar cria um vício semelhante ao da cocaína. No entanto, não há para já evidência suficiente sobre isso em humanos, pois embora algumas pessoas apresentem sintomas de abstinência, estes ainda não estão suficiente delimitados para que se possa chegar a um diagnóstico conclusivo.

O que parece acontecer, é uma activação dos sistemas cerebrais de recompensa para qualquer comida que nos dê prazer, com foco em alimentos ricos em gordura e açúcar, o que é diferente de ser o açúcar só por si (até porque em modelos animais, o sabor doce com adoçantes não calóricos, foi suficiente para induzir sintomas), que em humanos não demonstrou viciar com o mesmo grau que a cocaína.

Achas que sofres de compulsão alimentar e que o açúcar é para ti um problema? Experimenta nas seguintes estratégias:

– Avalia se estás a comer o suficiente durante o dia: para perder peso precisas de um défice calórico, mas não pode ser exagerado.

– Descobre quais os gatilhos emocionais para situações de consumo exagerado de doces.

– Evita a ideia do “perdido por 100, perdido por 1000”: a primeira asneira pode nem ter sido tão significativa quanto o descontrolo que vem depois desse pensamento!

– Traça uma estratégia de batotas: é importante teres margem de manobra para incluires alguns “mimos”.

– Conta com a ajuda de um profissional: é essencial que tenhas a ajuda de um(a) nutricionista para que o teu plano alimentar seja de facto adaptado a ti e às tuas dificuldades!

Artigo da nutricionista Tânia Carreira (3313N)

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach