Confesso que uma das coisas que menos gosto quando estou a viajar é de passar uma noite em branco, seja num autocarro ou à espera do próximo avião. A cada ano que passa parece que sofro mais com isto e tento evitar, a todo custo, que isto aconteça, mas nem sempre é possível.
No entanto, evitar isto também passa por ter todo um kit preparado para o efeito. Aqui está o meu kit profissional de viagem (e que vai melhorando com o passar dos anos, em que inclui, por exemplo, uma almofada ortopédica).

O que levo no mini necessaire no avião:
- Máscara para os olhos
Quando queremos botar uma sestinha no avião, mas as luzes teimam em não apagar-se, os tapa olhos são uma bendição.
- Tampões para os ouvidos
Juntamente com os tapa olhos podem fazer milagres! (Lol!)
- A minha almofadinha da Ortopedia que não largo
Confesso que olhava sempre para as pessoas que a usavam e tinha vontade de experimentar uma. Agora posso confirmar que vale a pena levá-la e andar com ela para todo o lado. Esta é a minha e deu-me (e está-me a dar) um jeitão, tanto no avião como nos autocarros onde viajei. Um investimento correcto!
A almofada ortopédica molda-se ao contorno da coluna cervical, o que permite um total relaxamento dos músculos do pescoço.
- Amostras de cremes hidratantes e miniaturas de protectores solares
Não pode falhar. A minha pele fica muito seca quando ando em aeroportos e aviões. Além de ter mais necessidade de beber água, também coloco creme facial várias vezes durante o voo, nas casas de banho dos aeroportos… Além disso nunca sabemos o que pode acontecer. Podemos ter que ficar mais horas no aeroporto do que pensávamos!
- Batom do cieiro
O mesmo serve para os lábios. 🙂
- Gel lubrificante para o nariz
É talvez com o que mais sofro quando voo e quando viajo para zonas com muita altitude, já que muitas vezes sangro do nariz devido ao ambiente seco dos aviões e aeroportos e devido às alturas. Este gel ajuda-me imenso. E desta vez, na viagem à América Latina, onde o relevo é montanhoso e as alturas abruptas, ajudou muuuito!
- Um pacote de lenços
Se bem que eu sou um desastre com os lenços, tento sempre levar dois pacotes. Dão sempre jeito. Não encho a mala com pacotes. Depois vou comprando à medida que vou necessitando.
- Fones do telemóvel
Para acompanhar com os tapa olhos e os tampões… Os três já me proporcionaram fantásticas sestas.
- Caneta!
Pode parecer uma dica estranha, mas muitas vezes à entrada dos países necessitamos preencher documentos (às vezes, dentro dos aviões) e precisamos dela.