Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

O poder da alimentação e do "Hara hachi bu"

Saber o que comemos, de onde provém, como o cozinhamos e de que forma o comemos é também uma ferramenta muito relevante para o bem-estar. Hoje falo do poder da alimentação e do “hara hachi bu”.

Terminei ontem um dos livros que mais gostei de ler: “Ikigai”. Na nossa cultura não existe nenhuma palavra que defina o significado desta palavra.

Segundo os japoneses, todos temos um Ikigai, um motivo para existir. Alguns já o encontraram e outros ainda não. Além de outros aspectos importantes para poder encontrar um equilíbrio essencial, os  japoneses da ilha de Okinawa guardam o segredo da alimentação que é baseado em comer uma grande variedade de alimentos em pequenos pratos. Frutas e vegetais são a base da dieta. ??

Ingerem menos calorias, e para consegui-lo regem-se pelo “hara hachi bu”, um principio que defende que se deve deixar de comer quando estás a 80% da tua capacidade estomacal. Coisa que ponho em prática já há uns anos e resulta que nem uma luva para me sentir mais leve e melhor comigo mesma.

Já pensaste que toda a vida fomos habituados e educados a comer tudo o que havia no prato?

É importante ter em conta que somos nós quem define a dose correcta. Temos de ter uma alimentação intuitiva nas nossas refeições. Alguns dos principios da alimentação intuitiva são, por exemplo:

  1. Abandonar a ideia das dietas;
  2. Honrar a tua fome: come quando tiveres fome, para de comer quando estiveres saciado;
  3. Não vejas a comida como um mal nem classifiques nenhum alimento como proibido;
  4. Não permitas autocríticas sobre alimentação;
  5. Se possível, faz uma pausa no meio da refeição para entender se ainda está com fome;
  6. Descobre o prazer e a satisfação de realizar uma refeição que aprecias…

São só algumas dicas para sabermos desfrutar de algo tão básico e essencial na nossa vida como é comer. Aqui tenho um vídeo que pode ser interessante relacionado com este tema:

?

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach