Muito se fala de motivação e de força de vontade. Realmente, o que são? Serão conceitos similares? Neste post vou-te explicar o que é a motivação e como conseguir ter mais.
Dora Matos
A motivação é a energia interna que te leva a fazer o que fazes.
É o motivo maior de todos, que te leva a trabalhares todos os dias para o obteres. Ok, vou dar um exemplo. Por exemplo, o meu objetivo a longo prazo é ter saúde, estar apta para correr se tiver de fugir, agarrar no saco das compras sem que me doa nada… mas no dia a dia é a recompensa física e psicológica, a libertação de prazer, bem-estar geral… No fundo, é ter energia diária e alegria!
Já pensaste no que te motiva? Se não o fizeste, convido-te a fazê-lo agora.
- Qual é o teu maior motivo para fazeres o que fazes?
- O que queres conseguir no presente e no futuro? (a todos os níveis)
- O que podes começar já a fazer para estares mais perto do teu objetivo?
- O que podes deixar já porque não está alinhado com o teu objetivo?
- Que pequenos hábitos já introduziste e puseste em prática no teu dia a dia e que vão de encontro ao teu objetivo? (e que outros abandonaste?)
- Acreditas que depende de ti e de mais ninguém?
A motivação diz respeito ao objetivo que te faz tomar uma ação. No entanto, a força de vontade é mais moldável, é como um músculo que se trabalha e fortalece a cada série de hábitos que ponhamos em prática. Tinhas pensado nisto?
Vê aqui “Como arranjar motivação para treinar?”.
Ótima gestão de tempo… para conseguir definir prioridades!
A meu ver, não se pode falar de motivação sem antes falar sobre gestão de tempo.
O agendamento de planos de acção/tarefas e definição de objetivos leva a uma consistência, porque tu sentes-te capaz, segura, com a sensação de dever cumprido (quando consegues cumprir objetivos nos espaços estipulados).
O segredo da motivação está nos nossos hábitos. Descobre os que estão alinhados com os teus objetivos e os que não. Como sabê-lo? Existem uma série de técnicas e estratégias que ensino aqui: