Madrid, como qualquer cidade tem sempre mil coisas para fazer. Mas como é talvez a cidade que eu melhor conheço, sinto-me na liberdade de vos indicar alguns dos melhores sítios para visitar, comer, beber, passear… Este post é inteiramente personalizado. Alguns dirão que há melhores praças, restaurantes, melhores museus… Mas esta é uma lista baseada exclusivamente naquilo que mais gosto desta cidade.
1. Bairro de Malasaña (para tudo)
Nota-se que é meu bairro favorito? Sem sombra de dúvidas – não só por ter vivido um ano ali, mas porque acho que é muito recomendável. É um sítio espectacular para dar um passeio, para sentar-se numa esplanada e ver o ambiente, para comprar roupa muito fixe em segunda mão, para relaxar. Naquele bairro está também um dos melhores restaurantes da cidade (para mim): La Dominga.
https://www.instagram.com/p/BhpUoPAhFNi/?taken-by=doramatosblog
2. La Dominga, para comer!
É o meu restaurante favorito e cada vez que visito a cidade tento ir. A comida é deliciosa, e além disso, estão constantemente a mudar a carta de acordo com a estação. E como sei que a comida está sempre excelente, não há dúvida que a qualidade será suprema.
3. Museu do Prado e Museu da Reina Sofia
Um plano cultural nunca costuma faltar. É mesmo essencial nas minhas visitas a Madrid. E acreditem que não o faço por obrigação, é mesmo por gosto!
4. Casa Camacho: os vermouths!
A vida saudável também inclui planos mais ou menos boémios de vez em quando, e mais permitidos ainda quando vamos de viagem a algum lugar. Este sítio (guess what?!) também está no Bairro de Malasaña, entre a Plaza del 12 de Mayo e a Plaza Juan Pujol.
https://www.instagram.com/p/Bhvn8YABwzh/?taken-by=doramatosblog
5. Visitar o mercado do Rastro nos Domingos de manhã
Essencial, e mais para quem gosta de comprar bugigangas, roupa original em segunda mão, quinquilharias… Vais encontrar preços e coisas excepcionais (que não vais resistir a querer comprar!).
6. Passear pelo bairro da Latina aos Domingos à tarde
Para quem gosta desse ambiente madrilenho mesmo típico dos Domingos à tarde tem de passar pelo bairro da Latina (vai ser difícil apoderar-se de uma mesa na esplanada a partir das 12h). As esplanadas estão completamente cheias e o ambiente é sempre do melhor. Se fores ali, passa pelo Mercado de la Cebada, onde vais poder comer bom e barato.
7. Ir correr ao Parque do Retiro
Para quem não perde um passeiozinho, este é o sítio ideal para o fazer. Um parque enorme, com 118m2. Eu adoro fazer as minhas corridas matinais aqui, sabe sempre tão bem!
https://www.instagram.com/p/BhodLrgBx04/?taken-by=doramatosblog
8. Ir beber um café ao Cafelito, no bairro de Lavapiés
Um sítio que não dispenso, onde se nota que têm paixão por aquilo que fazem e pelo próprio produto que vendem: o café.
9. Ir comer um pequeno-almoço ao Pum-Pum, em Lavapiés
Óptimo para a primeira refeição do dia, ou mesmo para fazer um brunch delicioso. Vê o que comi aqui.
10. Passear pelo bairro da Chueca (um dos meus favoritos) e comer um açaí bowl no Frutas Prohibidas
Visitei este sítio pela primeira vez este ano e adorei. Super recomendável tomar o açaí tropical bowl e as tostas de abacate. Simplesmente delicioso!
https://www.instagram.com/p/BhtjccEhiWS/?taken-by=doramatosblog