Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os Benefícios de Praticar Exercício Físico

Neste post conto com o testemunho do profissional Fábio Raimundo em relação aos benefícios do desporto na nossa saúde. Ele é do Algarve, licenciado em Educação Física e Desporto, Pós Graduado em Treino de Jovens e Mestre em Exercício e Saúde. E também o criador da plataforma de treino acompanhado, Fityoo.

Não gosto de chamar-me Personal Trainer porque esse termo se encontra muito ligado à questão estética nos dias que correm, quando a nossa função está baseada na área da saúde”

Fábio raimundo

_____________________________________

JÁ SABEMOS QUE PRATICAR EXERCÍCIO TEM MUITAS VANTAGENS, MAS QUAIS SÃO ELAS?

Deixem-me dar os parabéns ao Blog Doramatos.com pois partilhamos a mesma ideia de incentivo à prática desportiva. Com todos os problemas que existem nos dias de hoje, a obesidade e as doenças associadas são uma das maiores epidemias mundiais, por isso todas as iniciativas que promovam a prática desportiva são bem vindas! Nessa perspetiva, quero enaltecer todo o trabalho que a Dora tem vindo a fazer!

Como todos nós sabemos, o exercício físico é fundamental para uma melhoria na saúde, de forma geral. É do senso comum que o exercício físico ajuda a melhorar a tensão arterial, o colesterol, diabetes, melhora a postura, o humor, aumenta os níveis de energia no organismo, aumenta a qualidade do sono, etc etc...todos nós sabemos disto, certo?

Depois de correr 15km
MAS…SE O EXERCÍCIO FÍSICO É BOM, PORQUE APENAS UMA PEQUENA PARTE DAS PESSOAS O FAZEM?

Quero começar por vos dizer que ao longo da minha experiência, o mais importante é que cada pessoa tente praticar algum desporto que goste e se possível na companhia de amigos.

No entanto, se tiver algum problema de saúde, as coisas mudam de caso, pois deverá seguir algumas orientações específicas, em função do problema de saúde. No caso de ter algum objectivo estético, aí também existem algumas recomendações que devem ser seguidas. Vou apenas mencionar alguns benefícios do exercício físico, pois existem tantos que fica difícil falar de todos.

1. AUTO-ESTIMA

Vou iniciar por um benefício relacionado com a auto-estima e depressão. Muitos são os estudos que evidenciam que a prática desportiva contribui para a melhoria de ambas. A auto-estima que pouca gente ainda fala é um fator importantíssimo no bem estar. Pessoas com auto-estima elevada têm muito mais facilidade em socializar, não têm medo de mostrar o corpo, não pensam tanto na opinião dos outros!

2. POSTURA

Outro fator primordial é a postura. Pessoas que treinam (de forma correcta) têm uma melhor capacidade muscular, o que permite manter uma postura correcta durante mais tempo, evitando assim muito problemas articulares.

3. SONO

Qualidade do sono. Esta é sem dúvida essencial. Quantos de vós já forma treinar depois de uma noite mal dormida? Como é que correu o treino? De certeza que não correu da melhor forma! Este é apenas um exemplo de como o sono desempenha um papel fundamental no nosso corpo.

4. FISIOLOGIA

Desempenho fisiológico. Este fator relaciona-se com a capacidade de produção de energia, eficiência do sistema cardiovascular, contração do músculo esquelético, etc etc. Pessoas que treinam, produzem mais energia e recuperam mais rápido. Por norma têm batimentos cardíacos mais baixos!

5. DESCANSO

Aumento do metabolismo basal de repouso. Aqui é o factor chave para manter a forma saudável do corpo, ou seja, pessoas que treinam com regularidade têm uma taxa basal de repouso superior a quem não treina. Isto deve-se ao aumento de massa muscular! Aumentar e manter a massa muscular é um factor chave para aumentar os níveis de energia e a postura corporal!

Estas são algumas recomendações que vos deixo. Se quiserem aprender um pouco mais, temos dezenas de artigos na nossa plataforma www.fityoo.net, e têm outros artigos no blog da Dora!

Obrigado a todos!

final_modificado

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach