Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os hábitos saudáveis que parei de procrastinar

Quanto menos tempo dizemos ter, mais nos agoniamos por não conseguir fazer metade do que queremos. Então passamos metade da vida a procrastinar hábitos que deviamos pôr em prática já. Passamos horas em frente ao computador, sem energia e sem tempo para investir no nosso bem-estar e na nossa saúde… E a dar desculpas.

É natural que nos desmotivemos para cuidar de nós e que tenhamos uma vida cada vez mais sedentária e com menos qualidade. Inevitavelmente aumentamos de peso, sofremos de dores musculares, e com o passar dos anos o nosso descontentamento também aumenta.

O que faço para ter uma vida mais saudável, activa e responsável comigo (e posteriormente mais feliz):
  1. Fazer exercício físico diariamente;
  2. Hidratar-me bem;
  3. Estar mais em contacto com a natureza;
  4. Desfrutar do sol (15 ou 20 minutos por dia no mínimo);
  5. Alimentar-me adequadamente e em sítios calmos;
  6. Aceitar os dias menos bons, porque eles também existem;
  7. Produzir no trabalho, mas respeitando o meu corpo (tento levantar-me de 50 em 50 minutos);
  8. Reduzir o tempo em frente ao telemóvel e computador à medida que o dia passa – e isto inclui não olhar para o telemóvel quando vou para a cama.

São coisas básicas, que talvez tenhamos ouvido muitas vezes por aí, mas para ter uma vida mais ativa e mais saudável é imprescendível ter estes ingredientes em conta e não nos esquecermos que a nossa saúde está primeiro lugar.

Eu, que trabalho sempre sentada e à frente do computador tento pôr em práctica cada um destes hábitos em prol da minha saúde. Para ser mais produtiva no trabalho e para evitar problemas como dores de cabeça ou vista cansada, devo saber quando parar. Uma pausa para esticar as pernas, para alongar os músculos, beber água e passear ou meditar um pouco podem ser aspectos tão básicos como importantes.

E sim, mudar hábitos dá trabalho. Mas vale a pena. Só falta termos compromisso connosco.

Leave a comment

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach