Parece que é a semente do momento, sobretudo porque, segundo dizem, ajuda a emagrecer, a manter a pele mais bonita e mais jovem, e é um grande aliado para desportistas.
É maioritariamente produzida na América Latina e devido ao alto teor de fibras esta semente permite diminuir as placas de gordura nas artérias, favorecendo a saúde cardiovascular, aumentando a fluidez sanguínea e diminuindo os níveis de colesterol.
Tem mais ómega 3 que o salmão e além disso tem:
- 2x mais de proteína de qualquer outro grão
- 3x mais antioxidantes do que o mirtilo (blueberry)
- 5x mais cálcio que o leite
- 2x mais potássio de uma banana
- 3x mais ferro que o espinafre
A semente de chia previne a desidratação, dado que absorve mais de 12 vezes o nosso peso em líquido. Ora aqui está uma bela opção para tomar depois de um treino ou mesmo durante ou depois da praia.
Sementes de chia com manga e mirtilo
Mas atenção que os resultados não serão tão fáceis de ver se o seu consumo não for conjugado com exercício físico regular, já que em cada 100 gramas de semente existem 595 kcal de energia, 16 de proteína, 44g de carbohidratos e 31 gramas de lípidos! (Só uma nota: estes novos alimentos que vão começando a fazer parte da nossa alimentação como a aveia, por exemplo, e mesmo as sementes de chia, devem ser conjugados com a prática de exercício físico, uma vez que têm alto valor nutritivo e calórico).
Além de tudo isto a semente de chia é rica em cálcio, ferro e magnésio, vitamina B, o que ajuda a melhorar o humor e combater o stress e além disso é extremamente antioxidante e anti-inflamatória.
O pudim de chia pode fazer-se de diversas maneiras, basta juntar por exemplo leite de amêndoas, ou de arroz, ou mesmo iogurte e misturar durante um minuto e voilá!
Nota!
As sementes de chia digerem-se melhor no estômago quando são previamente hidratadas, isto é: devemos colocá-las umas horas antes num recipiente com o líquido que queremos ingerir, seja bebida de arroz, iogurte magro ou leite de amêndoas, etc., para que o nosso corpo as digira melhor.
Aprende a comer saudável: