Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Os Segredos Das Sementes de Chia

Sementes de chia com leite de arroz e manga com framboesas e kiwi

Parece que é a semente do momento, sobretudo porque, segundo dizem, ajuda a emagrecer, a manter a pele mais bonita e mais jovem, e é um grande aliado para desportistas.

É maioritariamente produzida na América Latina e devido ao alto teor de fibras esta semente permite diminuir as placas de gordura nas artérias, favorecendo a saúde cardiovascular, aumentando a fluidez sanguínea e diminuindo os níveis de colesterol.

Tem mais ómega 3 que o salmão e além disso tem:

  • 2x mais de proteína de qualquer outro grão
  • 3x mais antioxidantes do que o mirtilo (blueberry)
  • 5x mais cálcio que o leite
  • 2x mais potássio de uma banana
  • 3x mais ferro que o espinafre

A semente de chia previne a desidratação, dado que absorve mais de 12 vezes o nosso peso em líquido. Ora aqui está uma bela opção para tomar depois de um treino ou mesmo durante ou depois da praia.
 

Sementes de chia com manga e mirtilo

Mas atenção que os resultados não serão tão fáceis de ver se o seu consumo não for conjugado com exercício físico regular, já que em cada 100 gramas de semente existem 595 kcal de energia, 16 de proteína, 44g de carbohidratos e 31 gramas de lípidos! (Só uma nota: estes novos alimentos que vão começando a fazer parte da nossa alimentação como a aveia, por exemplo, e mesmo as sementes de chia, devem ser conjugados com a prática de exercício físico, uma vez que têm alto valor nutritivo e calórico).
Além de tudo isto a semente de chia é rica em cálcio, ferro e magnésio, vitamina B, o que ajuda a melhorar o humor e combater o stress e além disso é extremamente antioxidante e anti-inflamatória.
O pudim de chia pode fazer-se de diversas maneiras, basta juntar por exemplo leite de amêndoas, ou de arroz, ou mesmo iogurte e misturar durante um minuto e voilá!
 

Nota!

As sementes de chia digerem-se melhor no estômago quando são previamente hidratadas, isto é: devemos colocá-las umas horas antes num recipiente com o líquido que queremos ingerir, seja bebida de arroz, iogurte magro ou leite de amêndoas, etc., para que o nosso corpo as digira melhor.

Aprende a comer saudável:

Leave a comment

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach