Esta cidade do norte andino é conhecida pelo maior mercado artesanal de toda América do Sul: Plaza de los Ponchos. Também conhecida como “A capital Intercultural do Equador” pela sua riqueza cultural e histórica é também o lugar de origem do povo quechua dos otavalos.
Rodeada de montanhas, nota-se que esta cidade está a crescer. Porém, no turismo não é relevante, coisa que me agrada, de certa forma, confesso.
Viemos a Otavalo propositadamente para visitar o mercado típico, que se organiza todos os Sábados. É um mercado onde se vende de tudo: desde roupa a comida. Desde o mais mainstream ao mais singular e único. A maior parte dos produtos são feitos à mão, e isso tem o seu ponto positivo.
Aqui também aproveitamos para dar uma corridinha até à cascata de Peguche e sentir a frescura daquela água. Foi uma corrida bonita e muito agradecida. Já estava com saudades, confesso!