Exploradores e amantes de viagens, este post é para vocês e fica para a posteridade. Alguma vez pensaram na possibilidade de viajar e ganhar algum dinheiro ao mesmo tempo? Talvez tenham reflectido sobre alguma destas hipóteses. Ou talvez não. De qualquer modo, deixo aqui 3 sugestões de como viajar ganhando algum dinheiro.
PROCURA UM TRABALHO ONLINE.
Hoje em dia não é muito difícil arranjar trabalho online. Tudo se move nesta nuvem que é a internet, por isso ganhar uns trocos escrevendo artigos ou mesmo como tradutor pode ser uma grande ajuda – Além de que ao viajar aprendes vários idiomas. Trabalhar desde qualquer lugar do mundo, já imaginaste?
Além de ser outra forma de aprender outros idiomas e de te involucrares em projectos do teu interesse (sim, porque há para todos os gostos), é uma forma de ganhar um dinheirinho (não muito, há que dizer-se), mas dependendo do país que escolhes para o fazer, podes poupar alguns trocos que depois dá para investir em viagens. Eu fiz voluntariado na Roménia há uns meses, por exemplo, um país bem mais barato que Portugal e deu para fazer isso.
Se o quiseres fazer só tens de te inscrever no Serviço de Voluntariado Europeu. Deve ser o “programa” mais conhecido, pois tem ofertas de projectos na maioria dos países da Europa. Além disso oferece garantias a vários niveis, incluindo a saúde. Mas se o que preferes é mudar radicalmente de vida e procurar um voluntariado num entorno diferente do teu, tens muitas opções, basta procurares no Google. Eu dou-te uma sugestão – por exemplo – o site Para Onde?, criado pela portuguesa, Inês e que está mesmo muito completo.
Vê tudo sobre o meu voluntariado na Roménia aqui.
TRABALHA A TROCO DE CAMA E COMIDA.
Há muita gente que o faz. Só é preciso espírito aventureiro e muita vontade de conhecer e explorar lugares. Contactar com pessoas que te oferecem cama e comida a troco de um trabalho. Isto permite não pagar estadia em casa de um desconhecido. Há muitas entidades que oferecem esta oportunidade. Ora experimenta lá a escrever no google o título deste ponto. Já tinhas pensado nisto?
Se estás farto de procurar trabalho na tua área e não encontras nada ou se simplesmente estás cansado do comodismo, porque não mudas de vida? As mudanças nem sempre são fáceis, mas é uma questão de auto-determinação.