Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

5 hábitos diários para uma rotina saudável (logo de manhã!)

Criar uma rotina é imprescindível para o sucesso. E quando ninguém nos exige horários, isso parece simples. Quem trabalha por conta própria sabe que não é tanto assim. Muitas vezes o mais difícil é impormo-nos a nós próprios um horário de trabalho, hábitos diários para uma rotina saudável (quando não há um chefe que nos imponha um).

E o mais difícil nem é só agendar um horário e um planeamento de actividades. Também é difícil fazer com que algumas pessoas compreendam que trabalhar em casa é trabalhar e não “estar a brincar na internet” (é algo que ainda não se entende muito bem).

Estes 5 hábitos diários para uma rotina saudável são baseados na minha experiência durante vários anos a trabalhar em casa e que funcionam muito bem comigo.

1. Fazer exercício

Talvez comece a ser repetitiva com este tema, mas quando começo o dia a fazer desporto, sei que é meio caminho andado para estar mais desperta, mais lúcida e sobretudo mais motivada para as actividades do dia-a-dia e para o trabalho que tenho pela frente. A sensação de dever cumprido é bastante estimulante para o nosso cérebro 😉

IMG_6714

2. Tomar um bom pequeno-almoço

Esta é outra das partes fundamentais do meu funcionamento cerebral logo de manhã. É essencial para mim tomar um bom pequeno-almoço, cheio de hidratos de carbono, proteína e muuuita vitamina. Quando acordo muito cedo é normal tomar dois pequenos-almoços. Clica aqui para ver algumas ideias de pequenos-almoços saudáveis.

IMG_6752

3. Ler algo inspirador (na noite anterior ou na manhã seguinte)

Para mim ler algo inspirador logo de manhã ou na noite anterior pode influenciar o meu dia. Quando leio bastante sinto-me mais inspirada, isso é certo. Agora estou a ler Crematorio de Chirbes Rafael, um livro muito curioso que fala da exploração urbanística que se fez nos últimos anos em Espanha. Estou a gostar bastante. Este que está na foto já o li e também é muito bom. É que Henry Miller… é um boss.

IMG_5264

4. Programa as tuas actividades diárias na tua agenda (no dia anterior ou de manhã cedo)

A sensação de ir completando as actividades planeadas para o dia-a-dia é extremamente agradável para continuar a completar outras actividades. A organização é a base, por isso uma das coisas que faço é programar as actividades numa agenda para saber o que tenho por fazer e o que é mais urgente.

IMG_1618

5. Desligar o facebook e afastar o telemóvel pessoal

A constância e a concentração no trabalho é meio caminho para que o termines quando queres. Lembra-te que o pior mesmo é ter a sensação de não ter terminado algo por ter estado “a perder tempo”. Se deste tudo de ti, não te preocupes que amanhã vem mais e melhor!

Mais dicas:

  • Não passes muito tempo sentado. Levanta-te de hora a hora porque o corpo precisa de um reset de vez em quando. E a mente também.
  • A meio da manhã prepara um chá e umas bolachinhas como estas que já podes ter prontas do fim-de-semana.
  • Aponta todas as tuas ideias num bloco de notas. Vais ver que mais cedo ou mais tarde terão uma utilidade (rentável).
  • Programa com antecedência tudo aquilo que queres fazer no dia seguinte. É uma forma de poupar tempo e sentir dever cumprido.

Leave a comment

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach