Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Hidratação: Porque é tão importante beber água?

Muitas vezes nos perguntam ou nos perguntamos se estamos a beber água suficiente ao longo do dia, mas tal como a nossa bio-individualidade se aplica aos alimentos, também se aplica a este ouro líquido. Ou seja, a alimentação, a idade, o clima e o teu estado de saúde vão, naturalmente, condicionar a necessidade de água de cada um.

Eu, pessoalmente, sou viciada em água. No aeroporto tenho sempre um problema: levo a garrafa até ao último momento comigo (quando é de plástico, coisa que acontece pouquíssimas vezes). Normalmente ando sempre com a minha de alumínio.

1. Ajuda a prevenir a dor de cabeça

Sim, sou aquela pessoa que recomenda beber água antes de tomar um comprimido. Sei que muitas vezes a dor de cabeça (me aparece a mim) por não ter bebido água suficiente. Sei disso porque me conheço. Não quer dizer que todos sejamos assim nem que a água seja uma cura para nada. Mas que ajuda a melhorar muitas coisas, sim. Uma delas, é esta.

2. Hidratas o corpo, fazes regular a mente…

Vem um pouco no seguimento do ponto anterior. A maior parte do corpo é composta por água. É normal que tenhamos que beber bastante durante o dia (mais ainda no verão, que é mais fácil desidratarmo-nos).

A ingestão de água é fundamental e determinante para uma adequada circulação de nutrientes no nosso corpo. A água é é responsável por “espalhar” os nutrientes por todo o nosso corpo. Se não bebemos água suficiente, esse transporte não ser feito com a mesma eficácia.

3. Aumenta o desempenho nos treinos

É o número 1 do treino. É imprescindível levar uma garrafa de água para o treino, sempre!!

Vê aqui os meus conselhos para treinares cada vez melhor.

4. Ajuda a diminuir a gordura corporal (a perder peso)

Isto não sou só eu que digo. Sinto-o, e além disso, na minha última consulta na nutricionista pude saber que pelo facto de beber muita água, o meu índice de massa gorda corporal é muito baixo (obviamente que não é só por isso, porque há que ter em conta o exercício físico que pratico e a alimentação que tenho), mas isso influencia muito! Como digo, não há milagres, mas tudo ajuda.

Vê aqui os meus truques para queimar mais gordura!

5. Ajuda a eliminar bactérias!

É o elemento detox essencial. Melhor que sumos detox, melhor que sopas. É a primeira coisa a ter em conta numa alimentação equilibrada. O nosso sistema digestivo precisa de água para funcionar como é suposto. Tudo o que o nosso organism não considera “relevante” é “despejado” através da urina e da transpiração.

Se não bebermos água, o nosso “autocolismo” não vai funcionar correctamente e desta forma as particulas indesejadas continuam a passear e a acumular-se pelo corpo podendo dar início ao aparecimento de uma variedade de problemas.

E então, como eu gosto de me informar sobre isto… qual é a melhor água que podemos consumir?

Torneira: A água da torneira é a que está mais disponível, de forma geral, mas dependendo dos países/cidades nem sempre pode ser a opção mais segura. Algumas podem conter cloro, bactérias ou chumbo. 

Engarrafada: A água engarrafada tornou-se numa opção popular para quem não tem acesso à água potável segura da torneira (e porque muitas empresas decidiram privatizar a água); Além disso, há preocupações crescentes sobre os produtos químicos do plástico que se infiltram na água, bem como o impacto para o meio ambiente da própria garrafa. Eu uso uma de alumínio e não a largo.

Filtrada: Os filtros de água podem ajudar a remover contaminantes quando as toxinas ambientais representam uma ameaça para os sistemas de água. É importante saber que contaminantes estão presentes na água que bebes para escolher o filtro certo.

• Destilada: A água destilada consegue-se através da condensação do vapor de água obtido pela ebulição ou pela evaporação; também é usada para remover impurezas e toxinas. No entanto, acredita-se que os minerais naturais que ocorrem na água não destilada são benéficos para a nossa saúde.

Alcalina: Os ionizadores de água estão a ganhar mais reconhecimento pela sua capacidade para criar água ionizada alcalina através da eletrólise, que pode ter alguns benefícios para a saúde.

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach