Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Prancha: Porque é um dos meus exercícios favoritos?

Costuma-se dizer: “se achas que o tempo passa rápido, faz prancha”. E é verdade. Ás vezes fico impressionada quando penso que muitos dos exercícios mais difíceis são aqueles em que usamos só o nosso corpo. E a prancha horizontal é um dos que acho mesmo completos. Além disso há muitos benefícios em pô-la em prática:

1. Abdómen mais forte!

É verdade que neste exercício tens de puxar pelos teus abdominais, pela zona do core: por isso vais conseguir um abdómen mais forte (tanto para aguentar mais tempo a fazer a prancha como para correr com mais velocidade ou mesmo para levantar pesos). Isto acontece porque quando fazes prancha estás a trabalhar os músculos do abdómen, das costas, nádegas, e até ombros e braços. Fantástico, não?

2. Melhora a resistência e equilíbrio

É um óptimo exercício para melhorar a tua resistência e equilíbrio porque quando estás nesta posição estás a trabalhar vários músculos de zonas diferentes do corpo e vais tentar que o teu corpo não se mova. Ao mesmo tempo controlas também a respiração: em pouco tempo a tua resistência e equilíbrio estão no topo!

3. Previne dores de costas

Dores nas costas podem ser consequência de um abdómen sem força. Mas só vai lá com prática. Tenta fazer este exercício todos os dias, aumentando a intensidade de dia para dia.

4. Fortalece os braços

Estás a ver aqueles bracinhos bem tonificados? Ao fazeres este exercício é meio caminho andado para conseguires uns braços mais fortes, resistentes e mais bonitos!

 

5. Truque para controlar a respiração

O truque para conseguir aguentar mais tempo nesta posição é controlar a respiração e deixar o corpo relaxado. Eu sei que parece irónico dizer isto porque parece que o nosso corpo está tudo menos relaxado, mas acreditem que quanto mais tranquilos estiverem, mais fácil será o exercício! Isto, por outro lado, vai-te ajudar a controlar a respiração noutras ocasiões (a fazer outro exercício qualquer). É um círculo vicioso.

 

Como fazer este exercício correctamente?

  1. Contrai bem o abdómen e tenta meter o umbigo para dentro.
  2. O quadril deve ficar bem alinhado com o tronco. Se o quadril estiver muito alto, a pressão no abdómen é menor e o exercício perde a eficiência; se o quadril estiver muito baixo a pressão vai toda para coluna lombar, o que acaba por tornar o exercício perigoso.

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach