Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como preparar-se para uma prova de running? (VÍDEO!)

Tantas vezes me perguntam que faço antes de ir correr, ou simplesmente como fazer para começar a correr, que tive de fazer este post. Também porque participei numa prova de running no passado Domingo e tive de preparar-me antecipadamente.

1. Variar o tipo de exercício

Vais correr 10km mas não é preciso estares a semana inteira a correr para que a prova seja genial. Até bem pelo contrário. Realizar desportos distintos pode ser bem mais proveitoso no momento de preparar-nos para algo em que a nossa resistência precisa de estar no topo. Por isso, a bicicleta e a natação são óptimas dicas para complementar o treino e aumentar a resistência. Até porque há tantos músculos para trabalhar!!

2. Treino de E-Fit

Para quem não sabe é uma tecnologia que transmite impulsos artificiais nos músculos, que permite estimular cerca de 350 músculos em 20 minutos. É necessário vestir um equipamento próprio (colete e calção), onde estão colocados os elétrodos.
Ajudam a perder peso, a reduzir a gordura e celulite, aumentar a massa muscular e ajuda a fortalecer zonas concretas do corpo, como braços, bíceps e tríceps, glúteos, pernas, consoante as necessidades de cada um.
O equipamento que vestimos é controlado pelo personal trainer que regula a intensidade dos impulsos artificiais enquanto estás em constante movimento. Neste tipo de treino podemos treinar músculos que desconheciamos até então! Melhora a circulação do sangue, diminui o envelhecimento natural dos tecidos, fortalece os ossos…
Enfim, é a cereja no topo do bolo para quem quer ir fazer uma prova. Isso sim, recomendo que façam este treino 5 dias antes da prova, pelo menos, porque as dores musculares costumam ser intensas e durar vários dias (dependendo da intensidade do treino, claro!).
IMG_1590[1]

3. Evitar alimentos ricos em fibra e lacticínios

A alimentação “é uma parte muito importante do treino”, se é que me entendem. Por vezes o atleta experimenta alguns alimentos que não está habituado a comer e são desaconselhados. Os lacticínios são alimentos que precisam de um timing próprio para a digestão, logo são desaconselhados antes de uma prova.
Acontece o mesmo com os alimentos muito ricos em fibra tais como o feijão, grão, leguminosas, os próprios legumes e hortaliças. O melhor mesmo é evita-los nos 2 a 3 dias antes da competição, para limpar um pouco o conteúdo intestinal. Desta forma conseguimos evitar que durante a prova não tenha nenhum problema gastrointestinal, ou digestivo.
14666142_357029884637411_5194023021140928538_n

4. Beber muita água dias antes do treino

Todos sabemos que beber água é fundamental para o bom funcionamento do organismo. No dia antes da prova tenta beber água suficiente, por forma a que a cor da urina seja muito clara. Agora, atenção: isto não deve ser uma prática só do dia antes da prova, deve ser feito todos os dias.
No dia dos treinos normais tento beber meio litro de água antes das corridas. Fiz o mesmo na prova. Isto vai dar tempo aos rins para processar todo o líquido, permitindo uma ida à casa-de-banho antes de rasgar o alcatrão. Se for correr bem cedo pela manhã, bebe pelo menos metade dessa quantidade uns 15 minutos antes de sair.
Se a corrida durar uma hora ou menos, durante a corrida deverias beber no máximo um gole de água. Se fores correr alguma meia-maratona ou maratona deves beber cedo e frquentemente porque o corpo vai absorver melhor do que se beberes muita água de uma vez. Se o tempo for quente ou húmido ou as corridas forem superiores a 90 minutos, deves tomar uma bebida energética ou um gel energético, por forma a repor os electrólitos perdidos com a transpiração.

5. Incluir a aveia na refeição pré-prova

Sei que algumas pessoas não são fãs da aveia por causa da textura deste alimento e mesmo pela falta de sabor que proporciona. Mas acreditem que há tantas maneiras de a podermos usar e aproveitar o seu poder! Aqui podem encontrar bolachas, diferentes papas de aveia, panquecas, muffins… Um monte de ideias 🙂
IMG_5999

6. Cafeína

Quando bebo café antes de fazer desporto a minha euforia e activação duram mais. O cansaço também demora mais a aparecer, bem como a dificuldade e intensidade do exercício tende a ser menor. De qualquer forma não é o consumo de um café antes do treino que vai decidir nada porque (nisto de correr) juntam-se dezenas de factores, e se não estiveres bem preparado, rapidamente deixa de correr bem para correr mal. Tudo pode acontecer, por isso é melhor ires “treinado”. ;
 
Ver Também: PORQUE NADAR É UM DOS MELHORES EXERCÍCIOS
 
 

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach