Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Queimar gorduras e calorias é a mesma coisa?

Parece que quando se fala em calorias os cérebros ficam alerta como se de uma possível ameaça se tratasse. Hoje vou-te contar sobre se queimar gorduras e calorias é a mesma coisa.

Pelas inúmeras vezes que ouve falar em excesso de calorias, o nosso cérebro parece que”paralisa” e de repente é como se as calorias fossem o pior que têm os alimentos quando na realidade é o número que totaliza o valor energético dos alimentos. Há que dar importância aos valores dos componentes energéticos!!

E parecendo que queimar gordura é o mesmo que queimar calorias, na realidade não é. Vou tentar explicar porquê 🙂

SIM, A GORDURA É INDISPENSÁVEL PARA O NOSSO RENDIMENTO!

O corpo obtém a energia necessária para conseguir fazer todas as tarefas diárias a partir das calorias ganhas através da alimentação.

Todas as calorias que “sobram” transformam-se em gorduras. Depois, ao fazer exercício e o corpo pedir mais energia, o corpo vai à sua reserva de gordura em busca de uma fonte energética auxiliar. Ao queimar estes “depósitos de gordura” é como conseguimos baixar de peso.

Dito assim, parece muito fácil mas a realidade é que muitas pessoas nem sequer chegam à etapa de queimar gorduras devido a consumirem tantas calorias que estas são suficientes para preencher as necessidades energéticas habituais do organismo. 

As gorduras são uma fonte energética de reserva que o organismo só utilizará ou queimará quando não tenha calorias è sua disposição.

Ao fazeres exercício o corpo vai usar primeiro as calorias disponíveis dos carbohidratos, as que consumiste recentemente. Se comeres menos calorias do que as que queimas, uma parte da energia que vais gastar provém da gordura armazenada no teu corpo. Vê aqui fonte de gorduras boas.

Para perder gordura (e emagrecer) é preciso que o corpo esteja a queimar mais do que oferecemos, ou seja, queimar as gorduras armazenadas.

dora matos
EXERCÍCIO FÍSICO + COMER SAUDÁVEL PARA EMAGRECER

Como disse, se reduzires o consumo de calorias o corpo vai buscar energia ás “reservas de gordura” naturais do teu corpo. Assim, emagreces. O teu corpo vai passar a queimar calorias de forma constante para conseguires ter energia suficiente para fazer desporto, para estares mais atenta, e até para facilitar a digestão!

mesmo tendo visto ultimamente uma mudança no estilo de vida dos portugueses, também noto que há algumas pessoas que vivem iludidas pelos contos das dietas loucas que tentam enganar à base de não comer nada ou de nem sequer praticar exercício físico.

És fã de dietas malucas? Vê aqui os erros a não cometer!

Mas uma coisa é certa, se não comeres também não estarás apto para fazer desporto nem qualquer tarefa diária que exija o mínimo de esforço físico. Por isso o ideal será combinar os dois para um resultado perfeito!

Não achas? Vê aqui algumas receitas saudáveis e truques para maximizar o teu rendimento durante o treino.

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach