Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Como se faz um pudim de chia saudável?

Não é a primeira vez que falo da chia aqui na página. Além de um enorme nível de fibras, o que melhora os movimentos intestinais, as sementes de chia também têm uma boa quantidade de ómega-3. Precisamente 400% da nossa necessidade diária de ómega-3.

As sementes de chia têm a capacidade de absorver uma grande quantidade de água, que faz com que fiquem com um aspecto de gelatina (há pessoas que não gostam muito deste factor, eu sei). Mas ao terem a capacidade de absorver tanta água, estas sementes vão retirar a vontade de comer durante algum tempo, de forma saudável.

Onde é que utilizo as sementes de chia?

Utilizo nas papas de aveia, por exemplo.

Nos sumos…

UM SUMO VERDE (QUE NÃO SABE A SALADA!) | Doramatos.com

Nos pudins…

OS SEGREDOS DAS SEMENTES DE CHIA | Doramatos.com

Aqui podes ver todas as receitas com chia que publiquei no blogue até agora.

INGREDIENTES

  • 1/2 copo de Leite Vegetal (ao teu gosto)
  • 4 colheres de Quark 
  • 4 ou 5 colheres de sobremesa de Sementes de chia
  • Frutos vermelhos (utilizei arandos, framboesas congeladas e morangos)

 RECEITA

  1. Primeiro colocamos meio copo de água de bebida vegetal e quark num recipiente.
  2. Adicionamos 4 colheres de chia e remexemos bem. (Tens de remexer bem durante, pelo menos, 30 segundos  para que as sementes fiquem bem soltas e se dissolvam bem na bebida vegetal. Além disso, como referi noutro post aqui no blogue, as sementes de chia digerem-se melhor no estômago quando são previamente hidratadas, por isso devemos colocá-las umas horas antes num recipiente com o líquido que queremos ingerir, seja bebida de arroz, iogurte magro ou leite de amêndoas, etc., para que o nosso corpo as possa digerir melhor)
  3. Depois, colocamos o recipiente ao frigorífico, durante pelo menos 2 horas, onde ganhará uma maior consistência e ficará mais sólido.
  4. Neste caso triturei uma mão cheia de morangos, framboesas e meia mão cheia de arandos e coloquei como topping do meu pudim! (mas esta parte é opcional). 🙂

Boas refeições!

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach