Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

Trabalhar à distância e viajar ao mesmo tempo? Dou-te todas as dicas.

Para muita gente isto ainda soa a chinês ou a um sonho impossível de realizar. Mas assim rapidamente e respondendo à pregunta do título: sim, é possível. Apesar de ainda ser uma forma relativamente nova de trabalhar, a internet veio revolucionar a nossa forma de nos relacionarmos e de ver o mundo, mas também de criar novos postos de trabalho, bem diferentes daquilo que sempre vimos e que fomos habituados a ver.
Lê também: Outras formas de Viajar Ganhando Dinheiro
Além disso, as pessoas que trabalham à distância normalmente têm tendência a gastar menos dinheiro quando vão de viagem do que aqueles que não o fazem. É óbvio que isso depende sempre da maneira como se viaja. Este ano, como vocês sabem, decidimos “embarcar” numa viagem pela peninsula ibérica de auto-caravana. Neste caso, a única despesa previsível que temos “a mais” do que se estivessemos em casa é o combustível. Como estamos em constante movimento, temos de abastecer o automóvel para nos podermos deslocar, não é? Em teoria, não temos de gastar mais do que isso e comida, porque é uma casa com rodas.
Ler: Redescobrindo o Meu País Numa Auto-Caravana
IMG_5015

Que trabalho posso fazer por internet?

Há oportunidades para todos na internet. Quando digo isto, refiro-me a que existe mercado para praticamente todos os nichos na internet. Pensa naquilo que tens jeito para fazer, naquilo que gostas de fazer e pensa como é que poderias vender os teus serviços. Sabes falar muitas línguas? Porque não traduzes documentos ou dás aulas online? És bom a tirar e editar fotos? Porque não te inscreves nos portais online e vendes as tuas obras? Aqui dou-te alguns exemplos de como ganhar dinheiro na internet. Não são as únicas, claro. Há dezenas de opções.

-Jornalista

Apesar de esta profissão estar cada vez mais desvalorizada e mal paga, é um trabalho que se pode fazer perfeitamente à distância. Há notícias em qualquer parte do mundo e supostamente também pode haver muitos meios de comunicação interessados nas tuas peças e que te podem pagar melhor do que no nosso país. Já pensaste nisso?

-Fotógrafo

Agora com os filtros do instagram não são precisos fotógrafos!”
A sério que pensas isto? Um bom fotógrafo será capaz de vender as suas fotografias nalguma plataforma online do mundo. Além disso, a fotografia fala qualquer língua, a mesma em todo o mundo. Mais fácil ainda para quem tem dificuldades com os idiomas. Agora com as redes sociais e com as 1001 plataformas de venda, não há queixa. Neste blogue poderás ver as várias opções para venda de fotos em todo o mundo.

-Programador informático

É um trabalho que está cada vez mais em voga. É preciso muita concentração e solidão para fazê-lo, por isso o melhor mesmo é escolheres tu o próprio sítio para desenvolveres o teu trabalho. Que achas?

-Assistente pessoal

Dar os teus conselhos à distância também é uma opção a ter em conta, uma vez que não precisas de estar fisicamente em lado nenhum. 

-Professor 

Ensinar à distância também é um desafio porque tens de compensar o facto de não estar fisicamente na escola, universidade ou mesmo em casa da outra pessoa. Eu dei aulas de português a espanhóis por internet e pessoalmente. Se fores fluente noutra língua além da língua portuguesa, procura plataformas online onde possas comunicar-te mais facilmente com os teus alunos. No meu caso, e como sou fluente em espanhol, inscrevi-me no site tusclasesparticulares.com. Além disso, todos sabemos que o skype foi uma enorme invenção!

-Blogger / Youtuber

Como tudo na vida, requer muita dedicação e muitas horas de trabalho. Não digo que seja fácil, mas também não digo que é impossível.

-Tradutor

Neste artigo podes ver mais informações sobre como iniciar uma carreira de tradutor freelancer e algumas plataformas para poder traduzir textos.

-Vender produtos ou serviços online

Basta criares um negócio, uma página web e colocares os teus produtos à venda. Estás pronto para a aventura?

IMG_1618

Mas posso trabalhar por conta própria ou só para outrem?

Claro que podes fazer as duas coisas ao mesmo tempo.  A primeira opção é mais desafiante para mim porque tudo depende de mim, das minhas escolhas e critérios. De qualquer forma, existe sempre a possibilidade de compaginar as duas actividades ao mesmo tempo.
Deves ter em conta que trabalhar em casa é aprender a ter uma rotina, é não ter horários e muitas vezes requer estar online em qualquer momento do dia em qualquer parte do mundo. Em muitos casos quase todo o dia, dependendo muito do trabalho que fizeres. Deves saber que também são muitas horas que deves investir e sobretudo deves ter muita mas mesmo muita vontade de aprender, constantemente.
Vê também:  PARA FREELANCERS: COMO CRIAR UMA ROTINA LOGO DE MANHÃ? (5 DICAS INFALÍVEIS!)

IMG_7530 (1)

O que é imprescindível para trabalhar à distância?

Um bom computador e boa conexão à internet. São as tuas ferramentas principais de trabalho, por isso não vais querer que falhem a qualquer momento, pois não?
Organização e planificação de actividades. Uma agenda sempre ao teu lado para programar todas as actividades que queres realizar diaria a semanalmente.
Aprender a seres o teu próprio chefe. Isso às vezes não é fácil, porque absolutamente TUDO depende de ti. Então, deves ter mais força de vontade para fazer certas coisas do que se estivesses num posto de trabalho normal em determinado trabalho seria imposto por outra pessoa.
Jeito para finanças ou procurar alguém que o tenha. Muito importante, porque no final do mês queremos que as continhas batam todas certinhas, não é?
 Muita vontade de aprender e flexibilidade. Eu diria mesmo que este é dos pontos mais importantes para teres sucesso com o teu negócio. Boa sorte!
okkk

Deixa aqui o teu comentário

error: O conteúdo está protegido.
Dora Matos - Health Coach